quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo



São pequenos gestose atitudes do nosso dia-a-dia que devemos proporcionar o mínimo de alegria
e compreensão a todos que nos cercam.

Que 2013 traga muitas felicidades a todos, saúde, prosperidade, amor e paz!!

São meus votos a todos que passam por aqui.

Espero esta colaborando para mehorar sua vida.

Um abraço e volte sempre

Carol Frota

domingo, 9 de dezembro de 2012

Comer a noite em excesso engorda!




O consumo excessivo de alimentos durante a noite ou altas horas da madrugada pode sim influenciar no aumento de peso. O ganho de peso acontece pela redução metabólica enquanto se dorme. Isso faz com que o gasto de energia seja reduzido. O excesso de energia da alimentação será estocado em forma de gordura.
A alta concentração de insulina após o consumo de alimentos de alto índice glicêmico pode gerar aumento de peso, já que este é um hormônio anabólico, ou seja, estimula o aumento dos tecidos, especificamente o estoque de gordura.
Vale ressaltar a importância do repouso metabólico durante a noite.Com a redução do gasto calórico, e a regulação hormonal no sono profundo, a mobilização dos estoques de gordura são potencializados, assim como a redução da retenção de líquido.
Portanto, aposte em alimentos leves em pequenas quantidades, como carnes magras (peixes, aves), caldo de legumes, frutas, verduras e legumes, grãos e chás que não apresentem cafeína na composição.


quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Convite especial






Comemore seu natal de uma forma toda especial, leve sua família para jantar no Kiko's Eventos.


sábado, 1 de dezembro de 2012

CAJÚ







O caju é um alimento intrigante: sua parte carnosa, cuja cor pode ser amarela ou vermelha, chama-se pseudofruto e tem a função de 'sustentar' a castanha, este sim o verdadeiro fruto da planta. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, ele é 'figura' das mais populares. Está presente na poesia, nos ditados populares, nas crendices, no folclore e, claro, na culinária. Graças ao aroma e sabor deliciosos sua fama já se espalhou por todo o país e até o exterior. Os alimentos nas cores amarela, laranja e vermelha possuem carotenóides, principalmente betacaroteno e licopeno, que reforçam a defesa imunológica e diminuem as chances de se desenvolver câncer ou outra doença degenerativa".

Sangue bom e ossos fortes
 
A polpa possui sumo aromático, às vezes muito doce, outras mais ácido ou azedo. O que não muda nunca é a elevada presença de vitamina C. Aliás, nesse quesito, o caju só perde para a acerola. Para se ter idéia, a quantidade da substância em 200 ml de suco de acerola é de 1.500 mg; no de caju, 200 mg; e no de laranja, apenas 40 mg. "Nosso organismo precisa só de 60 mg desse componente por dia. Poderoso antioxidante, está associado até à prevenção do risco de catarata".

A presença de ferro e cálcio, entre outros minerais, ainda é eficaz para combater a anemia e fortalecer os ossos. "O alimento deveria fazer parte do cardápio diário de crianças e gestantes".


Já a castanha, o fruto propriamente dito, também traz suas vantagens. Integrante do seleto grupo das frutas oleaginosas (ao lado de nozes e amêndoas, entre outros), é rica em ácidos graxos poliinsaturados e, por isso, ajuda a combater o LDL ou o 'mal colesterol'. Mais: graças ao zinco e ao selênio, diminui a chance do aparecimento de câncer no organismo (especialmente o de próstata, que atinge o homem); suas fibras ajudam a limpar e a proteger as paredes intestinais; e, por possuir bom teor de cálcio, previne contra a osteoporose. Acredite a castanha também pode ajudar na dieta e no controle de peso. É só não exagerar, visto que 100 g do produto corresponde a cerca de 570 calorias "Cinco ou seis delas antes da refeição são suficientes para se sentir saciado mais rápido e por mais tempo.

Versátil, o caju vai bem em sucos refrescantes e nos mais variados tipos de doces, como sorvetes, compotas e tortas. A baixo, você confere uma dessas deliciosas receitas.



RECEITA DE CHEESECAKE DE CAJU DIET, UMA DELÍCIA DO BRASIL

CHEESECAKE “BRASILIDADE NO COPO”

Ingredientes

- 150g de biscoito diet de castanha de caju
- 50g de xerém de castanha de caju (castanha moída)
- 300g de cream cheese light
- 170g de iogurte desnatado
- 1 lata de leite condensado diet  345g 
- 4 limões
- 8 colheres de sopa de adoçante culinário
- 400g polpa de caju

Modo de preparo
Tempo de preparo: 45 minutos
1. Separe 12 biscoitos e passe o restante no processador até formar uma farofa. Reserve.
2. Raspe a casca de 2 limões e tire o suco dos 4 limões. Reserve. Raspe somente a parte verde da casca do limão, pois a branca é amarga.
3. Na batedeira, coloque o cream cheese, o iogurte e o leite condensado e bata em velocidade média por aproximadamente 2 minutos, até obter um creme. Aos poucos, adicione as raspas de limão e metade do suco de limão reservado. A consistência é como um mousse. Guarde na geladeira.
4. Para fazer a calda, coloque a polpa de caju em uma frigideira com 6 colheres do suco de limão e o adoçante. Em fogo baixo, e mexendo de vez em quando, deixe ferver até reduzir e ficar mais consistente, quase uma calda.
5. Monte nos copos: um pouco da farofa de biscoitos, complete com o mousse e por cima espalhe uma colherada pequena da calda de caju. Enfeite com o xerém de castanha e sirva.

Bom fim de semana e,
Até a próxima delícia!





quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Damascos, uma boa pedida para seu Natal




O damasco (ou abricó) é uma fruta de origem chinesa e siberiana, pertence à família da ameixa, da cereja e do pêssego. O damasqueiro pode atingir cerca de nove metros de altura e suas folhas são largas e arredondadas. É produzido em várias partes do mundo (da Turquia à Ásia Central), e com muitas variedades: damascos brancos, cinzas, pretos e ’pink’; pequenos como ervilhas e grandes como pêras, de sabores variados. No Brasil,  apesar do cultivo em escala comercial ser praticamente inexistente, é possível encontrar o fruto fresco.

A fruta é pequena, arredondada, com casa e polpas amarelas, podendo ser pouco alaranjadas ou rosadas. Rica em fibras, pouco calórica e fonte de nutrientes. O betacaroteno (produtor da vitamina A), os carboidratos, o cálcio, o fósforo e a vitamina C se destacam, mas também possui vitaminas B1, B2, niacina e ferro. A semente do damasco é utilizada na produção de óleos ricos em ácidos oléico e linoléico, e vitaminas A e C.



Graças aos seus nutrientes, o damasco é um excelente antioxidante, deixando os cabelos, a pele e as unhas mais saudáveis. É importante também para manter a saúde da visão e dos ossos, para o sistema imunológico e produção de energia. Tem propriedades calmantes, digestivas e diuréticas.

Quando comprar o fruto fresco observe se a casca está brilhante, sem machucados ou marcas de insetos. A polpa tem de ser firme, cedendo levemente à pressão dos dedos. Pode ser conservado sob refrigeração por 2 ou 3 dias em um recipiente fechado para que a umidade seja controlada.

O consumo de damasco fresco não é muito popular em nosso país, sendo mais comum a aquisição do fruto seco ou como licores, geléias e sucos. O fruto seco é muito utilizado na produção de pavês, cremes, sorvetes, recheios e charlottes.

Os frutos secos tem maior concentração de nutrientes e, consequentemente, de calorias. Mas isso não é problema quando o consumo é moderado.


Docinhos de Damasco 
Você vai precisar de:
Damascos secos
Doce de leite
Chocolate ao leite, meio amargo ou Blend. 

Corte os damascos ao meio como na figura abaixo

Recheie com doce de leite 



E banhe metade do damasco em chocolate derretido.


Deixe secar e coloque em forminhas tipo de brigadeiro.


Fica uma delícia!!






sábado, 24 de novembro de 2012

Novembro Azul





Esta mês na UnP estaremos desenvolvendo uma ação no estágio em comemoração o Mês de combate ao Câncer de Próstata. Para isso elaboramos um folder explicativo para distribuir com os pacientes da Clínica da UnP, que  abordará:



Com a chegada da idade a preocupação aumenta, e até os homens que reclamam de ir ao médico acabam cedendo e aceitam o exame de toque retal. Mas a prevenção pode começar bem antes dos 45 anos, idade em que o homem deve começar a fazer consultas anuais com o urologista. Mesmo assim, a doença ainda é uma grande ameaça à saúde masculina.
Você sabia que há alimentos que previnem o câncer de próstata e outros que podem influenciar o aparecimento da doença, em pacientes com pré-disposição a ela.

Um arco íris de cores

Diferentes frutas e vegetais contêm diferentes vitaminas, minerais e nutrientes. Uma boa forma de aumentar a ingestão dessas vitaminas e minerais é comendo frutas e vegetais de diferentes colorações. A pessoa deve preocupar-se em incluir na sua dieta todas as cores existentes nos vegetais e frutas na natureza
.
Estes vegetais pertencem à família do repolho. Eles contêm um produto químico (denominado sulforafano) que auxiliam o corpo na reparação de qualquer dano causado por substâncias cancerígenas. São exemplos desses vegetais: brócolis, repolho, couve-flor, couve de Bruxelas, couve chinesa e couve. A ingestão de pelo menos cinco porções deles por semana pode reduzir o risco de desenvolver câncer de próstata.

Caso, entretanto, a pessoa já seja portadora de câncer de próstata, esses vegetais não irão reduzir o risco de que a doença se espalhe por outros órgãos. Mas, comê-los irá provocar melhora geral na saúde.

Os antioxidantes que se acredita protegem o organismo contra o câncer da próstata incluem vitaminas e minerais tais como o selênio e a vitamina E, outros compostos como o licopeno e alimentos como suco de romã e o chá verde. A melhor forma de incluir antioxidantes na dieta é comer frutas e vegetais à vontade.

O selênio é encontrado em sementes oleaginosas como a castanha do Pará, sementes de girassol, abóbora e gergelim, pão, cereais, peixe e frango.

São fontes de vitamina E, Sementes de girassol, Avelãs e amendoins, Vegetais folhosos verde escuro óleos vegetais, alguns cereais matinais.

O leite é uma ótima fonte de vitamina D e cálcio, substâncias que ajudam no processo de autodestruição de células que não estão funcionando bem, característica das células cancerígenas. Além disso, essas sustâncias melhoram o funcionamento do sistema imunológico, ajudando a combater doenças.

O consumo de alho e cebola pode diminuir em até 30% as chances de câncer de próstata, de acordo com estudo publicado pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (NCI). Meia cebola ou dois dentes de alho por dia já diminuem as chances desse tipo de câncer.
Talvez o mais famoso amigo da próstata, o tomate é rico em licopeno, substância de alto poder antioxidante. Mas atenção: o organismo só consegue absorver o licopeno de alimentos cozidos.

A soja também desempenha um papel importante na hora de prevenir câncer de próstata.
As oleaginosas, como nozes, amêndoas, avelã e amendoim, são ricas em selênio, mineral com ação antioxidante. Duas nozes por dia, por exemplo, já suprem as quantidades diárias recomentadas de selênio.

Beber chá verde diariamente pode ajudar a diminuir em 50% o risco de desenvolvimento do câncer de próstata, a catequina, substância encontrada em abundância na bebida, além de inibir o crescimento das células cancerígenas, também pode reduzir a quantidade de testosterona presente no corpo hormônio relacionado ao desenvolvimento do tumor.




Suco de Licopeno


Ingredientes:

1 xícara (chá) de tomate maduro picado
2 xícaras (chá) de goiaba vermelha picada
5 xícaras (chá) de água
5 colheres (sopa) de açúcar
gelo a gosto

Modo de preparo: Cozinhe o tomate com a goiaba e um pouco de água. Deixe esfriar e reserve. Junte o tomate e a goiaba cozidos, as 5 xícaras (chá) de água e bata bem. Coe, acrescente o açúcar e o gelo.




Ambos contêm licopeno, substância que ajuda a prevenir vários tipos de câncer. O legume também é poderoso contra o câncer de próstata. A concentração de licopeno pode ser até dez vezes maiores no tomate maduro do que no verde. E mais: ele é um dos poucos alimentos que, se cozidos, não perdem propriedades.

sábado, 17 de novembro de 2012

RECEITA DE PANQUECA INTEGRAL





Ingredientes

Massa
  • 3 colheres (sopa) óleo
  • 2 xícaras (chá) leite
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara (chá) aveia em flocos (ou farinha de aveia)
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • Sal a gosto
  • Óleo para untar
Modo de preparo

  • Bata no liquidificador o óleo, os ovos, a farinha até ficar homogêneo.
  • Acrescente a aveia e bata novamente.
  • Aqueça um frigideira untada com óleo, coloque uma pequena porção da massa e deixe dourar dos dois lados.
  • Repita até terminar a massa.
  • Coloque o recheio de sua preferência.
  • Cubra com molho e polvilhe queijo ralado, leve ao forno pra gratinar ou até derreter o queijo.


Bom fim de semana!!

terça-feira, 13 de novembro de 2012

SANDUÍCHE DE ATUM



Aprenda a montar um lanche prático e delicioso para incluir na sua dieta




Rende: 2 sanduíches


Ingredientes
• 4 fatias de pão integral light
• 1/2 cenoura ralada
• 1 lata de atum light
• 1 tomate cortado em rodelas
• 1 col. (sobremesa) de azeite extravirgem
• 1 col. (café) de salsinha picada

Molho
• 2 col. (sopa) de leite desnatado
• 1 ovo cozido e picado
• 1 col. (sobremesa) de molho de mostarda

Modo de fazer
Para o molho:
 em uma tigela pequena, misture o leite, o ovo e a mostarda e reserve. Doure o pão na torradeira e monte o sanduíche com camadas do molho, da cenoura, do atum separado em lascas e do tomate. Regue com o azeite e polvilhe a salsinha.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Benefícios do açafrão





Pertencente à família do gengibre, o açafrão vem sendo usado ao longo da história, na Índia, como remédio popular, corante e tempero.
O que não se sabia é que sua raiz de forte tonalidade laranja contém curcuminóides, parentes próximos dos polifenóis (aquelas substâncias encontradas na uva, chocolate, gengibre e chá verde). Ou seja, a especiaria também pode ser considerada uma fonte de antioxidantes poderosos contra o câncer e doenças cardiovasculares.

Outra substância, a curcumina, também é encontrada no açafrão e traz benefícios à saúde, segundo os médicos. Ela constitui apenas 3% a 5% do açafrão, mas esse pouquinho já representa um grande impacto positivo à saúde.
Segundo os médicos, o consumo de açafrão pode ajudar a retardar o processo de envelhecimento e promover rejuvenescimento em todo o organismo, inclusive na pele. Por dia devem ser consumidos em média 8 g de açafrão da terra.

Confira, a seguir, os benefícios do açafrão:
Atua na prevenção da doença de Alzheimer.
Interfere nos estágios da formação do câncer, ou seja desde o início até a progressão no organismo.
Apresenta-se como poderoso antioxidante e antiinflamatório.
Protege o fígado.
Amplia os benefícios terapêuticos quando usada em conjunto com peixes de águas geladas ou óleo de peixe (ricos em ácidos graxos essenciais ômega-3).
Alivia a TPM e outros problemas menstruais.
Pode ser útil no tratamento da psoríase, acne e outros problemas de pele.
É um alimento termogênico. Ao aumentar a termogênese (calor do corpo), promove a queima de gordura e nos faz emagrecer.


http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/acafrao/acafrao.php

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Gestantes do Bolsa Família já podem receber mais recursos




 De acordo com a notícia publicada no site da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) dia 23/10/2012, o Benefício Variável à Gestante é uma ampliação do Bolsa Família para, durante a gestação, aumentar a proteção à mãe e ao bebê já contemplados pelo programa, auxiliando na renda familiar durante a fase do desenvolvimento intrauterino da criança.
O novo benefício é concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, mas para ter acesso ao dinheiro e contar com esse auxílio o mais rápido possível, é fundamental o registro imediato da gestação no Sistema de Gestão do PBF na Saúde. Gestantes do Bolsa Família precisam comparecer ao serviço de saúde e informar que estão grávidas e, caso estejam dentro dos critérios estabelecidos pelo PBF, podem receber o benefício. Independente do estágio de gravidez, o pagamento do Benefício Variável de R$32 é feito em nove parcelas, mas caso não compareça às consultas de pré-natal agendadas e realizar os exames solicitados, o repasse poderá ser suspenso.

Todos nós somos responsáveis pela saúde das crianças, mesmo antes de seu nascimento, melhorando as perspectivas de desenvolvimento adequado. O Programa Bolsa Família, criado pela Lei nº 10.836 de 09, de janeiro de 2004, já previa a concessão do benefício variável à gestante, constituindo-se numa política intersetorial voltada ao enfrentamento da pobreza de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Aguarde mais notícias, na próxima semana  as novidades do nosso curso de Nutrição UnP Mossoró, ação dos estagiários do 8º período em uma escola do Liberdade I em Mossoró∕RN.


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Nota oficial - Quadro medida Certa/Fantástico/Rede Globo





Publicado em 08/10/2012

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) entrou em contato, por meio de ofício, com a equipe de jornalismo do Fantástico/Rede Globo para possíveis providências sobre o conteúdo do material veiculado, no dia 23 de setembro, pelo quadro Medida Certa/O Fenômeno. O documento pede que a emissora considere as determinações da Lei 8.234/91, que garante a designação e o exercício da profissão de nutricionista apenas àqueles graduados em Nutrição e regularmente inscritos em conselhos regionais da respectiva área de atuação.

Com base no que estabelece a lei, o ofício ressalta que profissionais participantes do quadro não podem ser apresentados como nutricionistas nem se responsabilizarem por prescrição de dieta e trabalhos de reeducação alimentar e nutricional, sem que tenha a devida graduação em Nutrição.

O CFN acompanha a veiculação dos próximos episódios do Medida Certa/O Fenômeno para que a lei que regulamenta a atuação da categoria seja observada. A autarquia se coloca à disposição da emissora para a promoção de ações, a serem desenvolvidas por profissionais habilitados, voltadas à alimentação saudável da população brasileira.