segunda-feira, 24 de setembro de 2012



Hoje no estágio a tarefa do dia foi o de fazer um cartaz sobre os benefícios das frutas e verduras, mas hoje vou postar aqui só os benefícios das frutas e na seqüência posto os benefícios dos legumes e das verduras.
Que as frutas proporcionam muitos benefícios isso não é novidade para ninguém. As frutas fazem bem para a saúde  e para o corpo por serem naturais e terem uma grande quantidade de vitaminas. As frutas têm muitas utilidades, sabores e propriedades e ajudam a manter sua beleza, purificando o organismo.


Mas você sabe os benefícios das principais frutas que consumimos freqüentemente para o nosso corpo?

Seja no verão, seja no inverno, elas são ótimas! Seja no suco, seja na salada, as frutas são deliciosas e tem importância medicinal, o seu consumo diário faz muito bem à saúde, afinal, elas são poderosas fontes de vitaminas importantes que o corpo necessita!
As frutas são excelentes opções para uma alimentação rica e saudável, assim como os vegetais, elas são ricas em vitaminas, minerais, fibras alimentares e demais substâncias importantes que ajudam a prevenir doenças. Muitas frutas são excelentes aliadas para dietas, mas é preciso saber dosar, tudo que é consumido em excesso, engorda, portanto fique atento aos exageros. Uma alimentação rica em frutas traz somente benefícios, pois muitas frutas têm o poder de combater doenças e devolver a saúde  do corpo, garantindo assim, um bom funcionamento do organismo.
Sabemos da importância das frutas na alimentação, mas infelizmente muitas pessoas não dão a devida importância para isso, devemos acrescentar frutas na alimentação diariamente para manter a saúde  em dia. Muitas vezes temos fácil acesso às frutas e não valorizamos a sua importância e seus benefícios que estão diretamente ligados ao bom funcionamento do corpo, as frutas podem ser consumidas ainda fresquinhas colhidas do pé e tem mil e uma utilidades, até mesmo para utilidades domésticas, para servir de alimentos acompanhando pratos especiais e podem se tornar até mesmo ingredientes de receitas caseiras de beleza, como as máscaras faciais, por exemplo.



Então segue as propriedades das frutas mais comuns:
  • Laranja: É rica em vitamina C, favorecendo a circulação, curando resfriados e fazendo bem para o estômago, ajudando a curar úlceras da boca.
  • Limão: Tem muita vitamina C e como na laranja, favorece a circulação, cura resfriados e faz bem para o estomago.
  • Manga: Faz muito bem para a pele, purifica o sangue e ajuda no tratamento das acnes.
  • Kiwi: É antioxidante e laxante, possui muita vitamina C. Ajuda no tratamento contra depressão, desordens digestivas e a tensão.
  • Melão: Tem muita vitamina A, que é bom para a pele ajudando a manter o bronzeado intenso.
  • Uva: Ajuda no combate a fadiga e anemia, previne contra o câncer, reduz o nível de colesterol no sangue e limpa e regenera o organismo, aumentando a longevidade.
  • Abacaxi – Atua na digestão e purifica o organismo.
  • Uva - Ajuda a acabar com a anemia e o cansaço. Previne o câncer e diminui o nível de colesterol no sangue. Também ajuda a limpar e a regenerar o organismo.
  • Caju: ao natural ou na forma de suco, vai muito bem. Tem como função reforçar o sistema imunológico contra os danos dos radicais livres.
  • Goiaba: Muito saborosa, tem da vermelha e da branca. Não possui grandes quantidades de açúcar ou gordura. Na verdade, ela auxilia no combate a infecções e hemorragias, fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento, regulam o aparelho digestivo, o sistema nervoso e dá maior resistência física.
  • Maçã: auxilia no emagrecimento. Também é uma grande ajuda para o intestino, além de apresentar uma grande quantidade de nutrientes.
  • Melancia: a mais conhecida quando se fala de água. Da até para matar a sede comendo uma fatia. Contém sais minerais e muita vitamina B.
  • Banana: rica em vitamina C, A, B1, B2, carboidratos, potássio (a mais conhecida para isso), fibras e sais minerais. É muito consumida por atletas. Na verdade, é a mais consumida no Brasil.



Bem, preciso consumir diariamente frutas para mantermos nossa saúde e nosso corpo funcionando corretamente.Por isso, caso seja do tipo que não goste de frutas, comece a mudar seus hábitos.
E se não souber como adequar as frutas na sua alimentação a sugestão é de consumir no mínimo 3 porções de frutas por dia. Sua saúde agradece.