sábado, 18 de agosto de 2012

Conheça sobre a Doença de Alzheimer





De acordo com Portaria SAS/MS nº 843, de 31 outubro de 2002, A Doença de Alzheimer se define por uma Síndrome clínica decorrente de doença ou disfunção cerebral, usualmente de natureza crônica e progressiva, a demência caracteriza-se pela perturbação de múltiplas funções cognitivas, incluindo memória, atenção e aprendizado, pensamento, orientação, compreensão, cálculo, linguagem e julgamento. O comprometimento das funções cognitivas é comumente acompanhado, e ocasionalmente precedido, por deterioração do controle emocional, comportamento social ou motivação. A demência produz um declínio apreciável no funcionamento intelectual e interfere com as atividades do dia-a-dia, como higiene pessoal, vestimenta, alimentação, atividades fisiológicas e de toalete.

1. A sobrevida média após o diagnóstico de demência é de 3,3 anos

2. A doença de Alzheimer (DA) - principal causa de demência - é uma doença cerebral degenerativa primária, de etiologia não totalmente conhecida, com aspectos neuropatológicos e neuroquímicos característicos. Fatores genéticos são extremamente relevantes, pois, além da idade, a existência de membro da família com demência é o único  fator sistematicamente associado, presente em 32,9% dos casos diagnosticados.

3. A DA é transmitida de forma autossômica dominante e as características de idade de início e evolução identificam subtipos diferentes com correlatos genéticos. Por ser autossômica dominante, a penetração é completa, entretanto a manifestação observada na prole não é de 50%, mas de aproximadamente 25%. A redução da manifestação sugere que outros fatores devam fazer parte do processo da doença, caracterizando sua multifatoriedade. O risco relativo geral calculado foi de 3,5 para aqueles sujeitos com pelo menos um parente de 1º grau acometido de demência. Instala-se usualmente de modo insidioso e desenvolve-se lenta e continuamente por um período de vários anos. O início pode ser na meia-idade ou até mesmo mais cedo, mas a incidência é maior à medida que a idade avança (a partir dos 60-65 anos).


10 formas simples de prevenir a Doença de Alzheimer:

Embora possa existir uma predisposição genética para esta doença pode-se existir prevenção. Sabemos que uma alimentação pouco saudável e que possua altos níveis de açúcares e gorduras, falta de exercício físico e mental, e um estilo de vida estressante são normalmente são os fatores principais do problema.

01 – Tenha uma alimentação rica em frutas e legumes. Foi demonstrado cientificamente que os alimentos que combatem Alzheimer são mirtilos, vegetais de folha verde, como brócules ou espinafres e maçãs.

02 – Insira na sua alimentação óleos vegetais ricos em Ómega 3, incluindo sementes de canhâmo e de linho. Pode também ingerir óleo de peixe, mas certifique-se quanto à fonte e nutrientes, já que muitos peixes possuem toxicidade de mercúrio, que pode causar Alzheimer.

03 – Certifique-se que está a incluir na sua alimentação uma quantidade suficiente de antioxidantes. Como foi já mencionado, comer frutas e legumes é uma das melhores maneiras de combater os radicais livres. O chocolate, chá verde, vitamina E e vitamina C são outros antioxidantes que podem desempenhar um importante papel contra a doença de Alzheimer.

04 – Um novo estudo de uma equipe de investigadores do Instituto para a Estudo Biológico de Salk demonstrou que um tipo específico de antioxidantes presente nos morangos pode auxiliar a memória e proteger o cérebro do desenvolvimento de Alzheimer.

05 – Um novo estudo do Instituto Karolinska de Estocolmo provou que as diabetes aumentam gradualmente o risco do desenvolvimento de Alzheimer. As diabetes estão associadas a altos níveis de açúcar no sangue.

06 – Um novo estudo demonstrou que uma pessoa com colesterol alto, alta pressão sanguínea e obesidade tem muito mais possibilidades (+ 600%) de perder funções cerebrais e ser-lhe diagnosticado Alzheimer do que pessoas que mantenha um peso equilibrado e que mantenha uma alimentação saudável.

07 – O pigmento na curcuma que atribui ao caril a sua cor amarela pode também ajudar a quebrar as “placas” que marcam o cérebro de doentes com Alzheimer, sugererm as últimas pesquisas.

08 – Evite o mercúrio. Como foi já mencionado, muito peixes estão contaminados com mercúrio, por isso pesquise quais os peixes que são seguros e livres de mercúrio. Por vezes, as vacinas são outra causa da toxicidade por mercúrio.

09 – Desafie a sua mente todos os dias. As pesquisas sugerem que a estimulação mental, falar duas línguas, viajar e aprender a tocar um instrumento são boas formas de combater a senilidade precoce e Alzheimer. Aprenda algo novo todos os dias, mesmo que seja um número de telefone ou uma palavra.

10 – Regule o stress. Está provado que o stress corroi a mente e o corpo, produzindo uma hormonio que prejudica o cérebro. A meditação, yoga, arte ou jardinagem são apenas algumas das formas de gerir o stress.



Cuidar de uma pessoa portadora da Doença de Alzheimer (DA) pode ser difícil em alguns momentos. Requer amor, solidariedade e principalmente o conhecimento da doença.



terça-feira, 14 de agosto de 2012

Panqueca integral



Oi gente boa noite!!

Estava procurando algumas receitas com farinha de trigo integra e encontrei uma super fácil e que agrada a todos, Panqueca integral.




Tempo de Preparo:1h 10minRendimento:6 porções

Ingredientes:

Massa:
1 xícara (chá) de água morna
1 colher (chá) de azeite
4 colheres (sopa) de aveia em flocos
2 colheres (sopa) de farinha de trigo integral
1 ovo inteiro
sal a gosto

Recheio:
250 g de filé de frango desfiado ou carne de soja (cozida)
1 cebola picada
1 tomate picado
1 colher (sobremesa) de salsinha
Sal a gosto

Molho Branco:
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 xícaras (chá) de leite desnatado
1 pitada de noz moscada ralada
Sal a gosto
50 g de queijo ralado para gratinar

Modo de preparo:

Massa:
Bata todos ingredientes no liquidificador
Faça as panquecas em frigideira antiaderente
Reserve

Recheio
Grelhe os filés e desfie
Junte o restante dos ingredientes do recheio
Recheie as panquecas e as feche

Molho:
Em uma panela, derreta a manteiga
Acrescente a farinha e mexa até dourar
Junte aos poucos o leite, misturando sempre, até ficar homogêneo
Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até engrossar (cerca de 5 minutos)
Junte a noz-moscada, o sal e misture bem
Cubra as panquecas
Leve ao forno para gratinar.

Você também pode variar os molhos e os recheios, bem como a forma de apresentação, no lugar de enrolar  você também pode fazer uma trouxinha e amarrar com uma salsinha, pode também dobrar a panqueca como crepe em duas vezes fica bem diferente.