quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Saiba como reciclar seu óleo de cozinha




Você sabia que a cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Além disso, essa contaminação encarece o processo e prejudica o funcionamento das estações de tratamento de água. O acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta. Para retirar o produto e desentupir os encanamentos são empregados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba criando uma cadeia perniciosa.
Fora da rede de esgoto, a presença de óleos nos rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática e contribui para a ocorrência de enchentes.



O que fazer com o óleo de cozinha quando ele está saturado:





Depois de usar o óleo de cozinha, coe e coloque em garrafas plásticas podemos uma boa opção é aproveitar o óleo de cozinha usado para fazer sabão caseiro. Esta é uma dica, fácil, útil e politicamente correta a favor da natureza. Veja abaixo como é simples fazer:

Ingredientes:
4 litros de óleo de cozinha pós uso (peneirado)
500 g de soda cáustica (cuidado ao manipulá-la, utilize luvas)
1 litro de água
1 copo americano de sabão em pó

Preparo:
Misture todos os ingredientes em um balde grande com uma colher de pau (que não tenha mais uso)
Mexa entre 30 a 40 minutos sem parar

Finalização:
Coloque o produto final em formas retangulares
Após 12 horas cortar
Após 1 dias desenformar



segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Saiba como higienizar os ovos corretamente




Aprenda de uma forma simples como lavar e estocar os ovos na sua casa sem perigo de contaminação!
Muitas pessoas têm dúvidas sobre como higienizar e guardar os ovos corretamente na geladeira. O ovo é um dos grandes vilões na transmissão da salmonela, bactéria responsável pelo maior número de contaminações alimentares no Brasil, causando dores de cabeça, calafrios, febre, diarréia, náuseas e vômitos. Alguns tipos de salmonela mais agressivos podem até matar. Esta bactéria é um parasita do intestino da galinha, por isso normalmente as cascas dos ovos são contaminadas. Mas a contaminação também pode acontecer durante o processo de formação do ovo, por isso não é indicado ingeri-lo cru ou mal cozido.
Mas como evitar a contaminação e higienizar e guardar os ovos de maneira adequada? Confiram algumas dicas:

·   Retirar os ovos das embalagens antes de guardar na geladeira. Acondicionar em um recipiente limpo;
·       Apesar de muitas geladeiras terem o suporte de guardar os ovos na porta, o ideal é que eles não sejam guardados neste local. Você sabe por quê? Pois bem, o movimento de abrir e fechar a porta pode causar rachaduras nos ovos e permitir a penetração das bactérias da casca para o interior do ovo;
·     Os ovos só devem ser lavados imediatamente antes do uso, pois sua casca é porosa, se lavado antes e guardado na geladeira, ele fica mais vulnerável às infecções. O correto é lavar os ovos com água corrente e depois secá-los. Antes de serem guardados na geladeira, se tiverem muito sujos, pode-se limpar suavemente com papel toalha;
·        Nunca quebrar os ovos e depois continuar cozinhando sem antes lavar as mãos. Lembre-se que as cascas estão contaminadas. Quebre os ovos, jogue as cascas no lixo e lave as mãos antes de voltar a manipular os alimentos;
·    Sempre consumir ovos bem cozidos, a elevada temperatura desnatura qualquer possível atividade bacteriana.

Os ovos são amplamente utilizados na nossa culinária, super úteis em uma alimentação saudável, por isso cuide da saúde da sua família e use-os com cuidado, higiene dos alimentos não é frescura, é proteção!



Lembrem-se que a maioria das infecções causadas por alimentos acontece dentro das nossas casas.