sábado, 26 de outubro de 2013

Há mais alimentos Ricos em Sódio do que você possa imaginar!



A primeira coisa que vem a cabeça quando pensamos em SAL ou em SÓDIO são em alimentos naturalmente salgados, como carnes, queijos, frutos do mar, alimentos que normalmente estão presentes nas principais refeições, ou em alimentos que comumente são acrescidos de sal, como batata-frita, pipoca, salada, etc..
É importante saber  que existem muito mais alimentos acrescidos de Sal do que imaginamos. Por exemplo:
Ø   1 copo (200ml) de “leite de soja” de uma marca conhecida contém: 190mg de Sódio, o que equivale a 8% da necessidade desse mineral para uma pessoa que come 2000kcal por dia.
Se você tomar 3 copos, já vai estar consumindo 24% da sua necessidade diária de Sódio, sem ao menos ter consciência disso.
Além deste alimento, existem muitas outras opções industrializadas ricas em Sódio, os alimentos congelados por exemplo, como pizza, empanado, nuggets, quibe, os temperos artificiais, como de carne, peixe e frango, o shoyo, macarrão instantâneo, o molho de tomate enlatado, as Sopa de saquinho, os sucos de caixinha, bolacha recheada e alguns produtos DIET. O que acontece é que durante a elaboração dos industrializados, em busca do melhor sabor e maior durabilidade, acontecem acréscimos de sabores através de ingredientes que não imaginamos. Esse é o caso do SÓDIO!
Ao analisarmos esta situação percebemos, que muitas vezes há um cuidado com a ingestão do Sal, porém a falta de conhecimento age como um inimigo. Prejudicando sua busca pela saúde e seus esforços.
Uma alimentação saudável é constituída principalmente por alimentos NATURAIS. Sem adição de corantes, conservantes, realçadores de sabor, ou seja ingredientes artificiais.

Escolhas inteligentes:

Escolha Certa
Escolha Errada
Frutas (principalmente banana, rica em Potássio, que ajuda a reduzir pressão)
Doces diet industrializados
Suco Natural
Suco de caixinha ou suco de soja
Suco Natural
Refrigerante
Sopa de legumes feita em casa
Sopa de saquinho
Tempero com: Alho, cebola e ervas
Tempero pronto
Comida caseira com pouco Sal e sem ser frita.
Pratos prontos industrializados que podem ser encontrados no supermercado
Sanduíche: Pão integral, queijo branco, peito de peru, tomate, alface.
Pizza congelada.
Espaguete integral com molho de tomate feito em casa
Lasanha de microondas ou Macarrão instantâneo
Inhame, batata doce, cará em cubos assados ao forno com azeite e pedaços de alho
Salgadinho de Saquinho
Água
Água gaseificada com sabor
Coockies integrais
Bolacha recheada
Papinha feita em casa com ingredientes frescos
Papinha pronta

Siga as Dicas, Seja Inteligente:

Fique atento aos Rótulos. Olhe o Item SÓDIO com atenção, a quantidade e o %VD. O percentual VD, que você sempre vê nas tabelas nutricionais, é baseado nos valores diários de Sódio recomendados para cada faixa etária. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

  As embalagens, só informam a quantidade de sódio, e não a de sal. você deve estar atento aos rótulos e lembrar que o consumo máximo diário de sódio recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) deve ser de 2.000 mg e a quantidade máxima de sal é de 5 g, o equivalente a uma tampa de caneta cheia.


Saiba quais os alimentos aliados:

ABUSE DESTES ALIMENTOS:
Erva doce, salsão, coentro, berinjela, alho, limão, noz-moscada, cebola, salsa, hortelã; abacaxi, melancia e maracujá. Chás: em especial, chá de salsa: acrescentar algumas folhinhas de salsa à água quente, adoçar ou não com adoçantes. E chás de ervas (gengibre/ canela / cardamomo: fazer um mix dos ingredientes e acrescentar água que ferveu) ou frutas.

FACILITE SEU DIA-A-DIA:
Ø   Reduza a quantidade de sal e temperos contendo sódio em suas preparações e receitas;
Ø  Modifique a receita eliminando ou reduzindo a quantidade de sal;·
Ø  Realce o sabor das receitas utilizando-se de ervas e especiarias, suco de limão, vinagre ou vinho;
Ø   Elimine o sal que você adiciona quando cozinha macarrão e arroz;

Ø  Use ingredientes frescos sempre que possível.


EVITE:




Procure seu Nutricionista e faça as escolhas certas!!!

Caroline Frota
Nutricionista
CRN 6 - 12404

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Berijela


É um vegetal é rico em água, vitaminas (A, B1, B2niacina, C) e minerais (cálcio, ferro, potássio, magnésio, fósforo), saponinasflavonoides e compostos alcaloides. Uma unidade de aproximadamente 150 gramas tem apenas 30 calorias e sua casca conta com antocianina, um composto bioativo que pode colaborar na redução do colesterol ruim. E por se tratar de um alimento funcional, a berinjela ajuda a deixar o organismo mais saudável, previne doenças cardiovasculares e melhora a pressão arterial.
A berinjela, além de conter poucas calorias, tem a consistência de carne, é rico em fibras, água e prolífenois, ideal para receitas que levam carne, pois ao serem substituídas, se transformam em pratos vegetarianos.
Recomendo o preparo em forma de salada, cozida, assada ou refogada e adverte para evitar que seja frita. A berinjela pode ser consumida em farinha e cápsula, mas nada substitui comer e apreciar este alimento funcional; basta procurar aprender receitas que sejam de seu agrado.
Você já ouviu falar do "Baba Ganuj" ? Uma pasta feita a base de berijela e que pode acompanhar carnes ou comer apenas com pão árabe. Que tal fazer essa delícia em casa?


Baba Ganuj
Ingredientes:

- 4 berinjelas grandes
- 2 col. (sopa) de tahine
- suco de 2 limões
- ½ xíc. (chá) de água gelada (aproximadamente)
- sal e pimenta-do-reino moída a gosto
- ½ xíc. (chá) de azeite extra virgem
- pão sírio para acompanhar
- folhas de hortelã (para decorar)

Modo de preparo:


Lave e seque bem as berinjelas. Coloque-as direto na boca do fogão, sobre as chamas, virando de vez em quando com uma pinça até que fique completamente carbonizada. Levante-as segurando pelo talo superior e, com uma faca, raspe cuidadosamente a casca carbonizada, descartando-a.
Coloque as berinjelas descascadas sobre uma tábua, abra ao meio e, depois, ao meio novamente. Com uma colher, retire o excesso de sementes. Com uma faca, bata a polpa até que fique como uma pasta. Reserve.
Num prato fundo, coloque o tahine, adicione o suco de limão e mexa com uma colher para misturar. Acrescente a água gelada aos poucos mexendo sempre até obter a consistência de maionese. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture este tempero à pasta de berinjela. Deixe a pasta coberta na geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.
Para servir, coloque a pasta no centro da travessa de serviço e um furo no meio, como um vulcão. Despeje o azeite neste vulcão e circunde com o pão sírio. Se desejar, decore com folhas de hortelã.

Chame os amigos e sirva como entrada, e bom apetite!!!


Caroline Frota
Nutricionista
CRN 6 - 12404