sexta-feira, 25 de abril de 2014

Colágeno: Para que serve.




Hoje em dia, escuta-se aqui, lá e acolá do colágeno, que ele é bom para isso, faz bem para aquilo outro mas, quem é ele? Bom, o colágeno nada mais é que um tipo de proteína e essa, por sua vez, é constituída por vários aminoácidos. Esses todos juntinhos, acabam formando uma fibra resistente, e assim, formam a estrutura do nosso corpo ou seja, a pele.

Falar sobre colágeno, ainda é um assunto bastante polêmico, pois não se acredita ainda em 100% de seus efeitos para a saúde e beleza das pessoas. Mas vamos conhecer um pouco de sua tese.
É a proteína mais abundante que temos, representando 30% delas no corpo. Ela é extremamente resistente, é até conhecida como não digerível, e aí que mora o perigo, pois alguns acreditam na ideia dela não ser absorvida. Já deu para ver a importância dela, né?!
Para ser absorvido, o colágeno precisa passar por um processo de hidrólise, que é uma quebra das moléculas. Daí o colágeno tem uma absorção de 90%. Sendo assim, independente de sua forma: pó, bala de goma, cápsula, dentro de bebidas de beleza ou até dentro do iogurte, ele sempre será hidrolisado, caso contrário, não consegue ser absorvido, e assim, não tem função alguma.
O colágeno hidrolisado que compramos por aí é um pó constituído basicamente por proteínas (20 tipos de aminoácidos), vitaminas (em geral, tem sempre a C) e minerais. Livre de gorduras e de açúcares. Seu valor calórico é super baixo, ou seja, não atrapalha de jeito nenhum quem estiver tomando e querendo emagrecer ao mesmo tempo. A composição protéica dela é tão específica, que proporciona propriedades benéficas que não pode ser encontrada em outras fontes de proteínas.


Mas, de fato, por que esse tal de colágeno faz bem? A principal função dele é manter a união das células e conservar a tonicidade das fibras da nossa pele, até para evitar estrias e celulite, sabia?! Então, ele consegue melhorar a elasticidade da pele, fortalecer as unhas e até ajudar no controle de peso, pois ele causa saciedade. Causa uma melhora também nos ossos, tendões e cartilagens. Vamos resumir? Quer ficar com cabelo, unhas e pele mais bonita, ou mesmo prevenir ou auxiliar no tratamento de osteoporose ou doenças nos ossos, vale a pena tomar o colágeno.
Quer pele, unhas e cabelos bonitos? Uma alimentação regrada, boas horas de sono, atividade física e o colágeno podem te ajudar.

A partir dos 30 anos, nosso corpo começa a sofrer diversas mudanças metabólicas, e uma delas é a diminuição na capacidade de produzir o colágeno. Em um ano, perdemos por volta de 1% desta proteína. Já na terceira idade, acontece uma diminuição drástica, podendo perder até 60% da capacidade de produzir colágeno. Muita coisa, hein?! Tudo culpa do envelhecimento.
Olha os outros fatores que influenciam na perda de colágeno: tomar sol em excesso, fumar e dietas muito restritivas. Por isso, não se esqueça que vale a pena ter qualidade de vida, com uma alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos que favoreceram ainda mais a absorção do colágeno e, consequentemente, a saúde e beleza da sua pele, cabelos e unhas.
A dosagem padrão recomendada provou que 10 gramas de colágeno hidrolisado por dia satisfazem os requisitos diários para que um adulto possa desfrutar dos efeitos benéficos na saúde das articulações, ossos, unhas, cabelo e pele. O ideal é consumi-lo de 30 a 60 minutos antes do almoço ou jantar, isso se quiser aproveitar o benefício da saciedade comentado acima.
Bom, a que tudo indica, ela realmente traz resultado, não é mesmo?! Você pode encontrar em cápsulas ou em pó, em uma farmácia perto de sua casa. Gelatina aquele pozinho que tem no supermercado também é excelente além de auxiliar na sua dieta.

Se interessou e quer tomar? Acho super válido buscar sua nutricionista e/ou sua dermatologista para falar à respeito dele.

Caroline Frota
Nutricionista
CRN 6 12.404