sábado, 1 de dezembro de 2012

CAJÚ







O caju é um alimento intrigante: sua parte carnosa, cuja cor pode ser amarela ou vermelha, chama-se pseudofruto e tem a função de 'sustentar' a castanha, este sim o verdadeiro fruto da planta. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, ele é 'figura' das mais populares. Está presente na poesia, nos ditados populares, nas crendices, no folclore e, claro, na culinária. Graças ao aroma e sabor deliciosos sua fama já se espalhou por todo o país e até o exterior. Os alimentos nas cores amarela, laranja e vermelha possuem carotenóides, principalmente betacaroteno e licopeno, que reforçam a defesa imunológica e diminuem as chances de se desenvolver câncer ou outra doença degenerativa".

Sangue bom e ossos fortes
 
A polpa possui sumo aromático, às vezes muito doce, outras mais ácido ou azedo. O que não muda nunca é a elevada presença de vitamina C. Aliás, nesse quesito, o caju só perde para a acerola. Para se ter idéia, a quantidade da substância em 200 ml de suco de acerola é de 1.500 mg; no de caju, 200 mg; e no de laranja, apenas 40 mg. "Nosso organismo precisa só de 60 mg desse componente por dia. Poderoso antioxidante, está associado até à prevenção do risco de catarata".

A presença de ferro e cálcio, entre outros minerais, ainda é eficaz para combater a anemia e fortalecer os ossos. "O alimento deveria fazer parte do cardápio diário de crianças e gestantes".


Já a castanha, o fruto propriamente dito, também traz suas vantagens. Integrante do seleto grupo das frutas oleaginosas (ao lado de nozes e amêndoas, entre outros), é rica em ácidos graxos poliinsaturados e, por isso, ajuda a combater o LDL ou o 'mal colesterol'. Mais: graças ao zinco e ao selênio, diminui a chance do aparecimento de câncer no organismo (especialmente o de próstata, que atinge o homem); suas fibras ajudam a limpar e a proteger as paredes intestinais; e, por possuir bom teor de cálcio, previne contra a osteoporose. Acredite a castanha também pode ajudar na dieta e no controle de peso. É só não exagerar, visto que 100 g do produto corresponde a cerca de 570 calorias "Cinco ou seis delas antes da refeição são suficientes para se sentir saciado mais rápido e por mais tempo.

Versátil, o caju vai bem em sucos refrescantes e nos mais variados tipos de doces, como sorvetes, compotas e tortas. A baixo, você confere uma dessas deliciosas receitas.



RECEITA DE CHEESECAKE DE CAJU DIET, UMA DELÍCIA DO BRASIL

CHEESECAKE “BRASILIDADE NO COPO”

Ingredientes

- 150g de biscoito diet de castanha de caju
- 50g de xerém de castanha de caju (castanha moída)
- 300g de cream cheese light
- 170g de iogurte desnatado
- 1 lata de leite condensado diet  345g 
- 4 limões
- 8 colheres de sopa de adoçante culinário
- 400g polpa de caju

Modo de preparo
Tempo de preparo: 45 minutos
1. Separe 12 biscoitos e passe o restante no processador até formar uma farofa. Reserve.
2. Raspe a casca de 2 limões e tire o suco dos 4 limões. Reserve. Raspe somente a parte verde da casca do limão, pois a branca é amarga.
3. Na batedeira, coloque o cream cheese, o iogurte e o leite condensado e bata em velocidade média por aproximadamente 2 minutos, até obter um creme. Aos poucos, adicione as raspas de limão e metade do suco de limão reservado. A consistência é como um mousse. Guarde na geladeira.
4. Para fazer a calda, coloque a polpa de caju em uma frigideira com 6 colheres do suco de limão e o adoçante. Em fogo baixo, e mexendo de vez em quando, deixe ferver até reduzir e ficar mais consistente, quase uma calda.
5. Monte nos copos: um pouco da farofa de biscoitos, complete com o mousse e por cima espalhe uma colherada pequena da calda de caju. Enfeite com o xerém de castanha e sirva.

Bom fim de semana e,
Até a próxima delícia!





quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Damascos, uma boa pedida para seu Natal




O damasco (ou abricó) é uma fruta de origem chinesa e siberiana, pertence à família da ameixa, da cereja e do pêssego. O damasqueiro pode atingir cerca de nove metros de altura e suas folhas são largas e arredondadas. É produzido em várias partes do mundo (da Turquia à Ásia Central), e com muitas variedades: damascos brancos, cinzas, pretos e ’pink’; pequenos como ervilhas e grandes como pêras, de sabores variados. No Brasil,  apesar do cultivo em escala comercial ser praticamente inexistente, é possível encontrar o fruto fresco.

A fruta é pequena, arredondada, com casa e polpas amarelas, podendo ser pouco alaranjadas ou rosadas. Rica em fibras, pouco calórica e fonte de nutrientes. O betacaroteno (produtor da vitamina A), os carboidratos, o cálcio, o fósforo e a vitamina C se destacam, mas também possui vitaminas B1, B2, niacina e ferro. A semente do damasco é utilizada na produção de óleos ricos em ácidos oléico e linoléico, e vitaminas A e C.



Graças aos seus nutrientes, o damasco é um excelente antioxidante, deixando os cabelos, a pele e as unhas mais saudáveis. É importante também para manter a saúde da visão e dos ossos, para o sistema imunológico e produção de energia. Tem propriedades calmantes, digestivas e diuréticas.

Quando comprar o fruto fresco observe se a casca está brilhante, sem machucados ou marcas de insetos. A polpa tem de ser firme, cedendo levemente à pressão dos dedos. Pode ser conservado sob refrigeração por 2 ou 3 dias em um recipiente fechado para que a umidade seja controlada.

O consumo de damasco fresco não é muito popular em nosso país, sendo mais comum a aquisição do fruto seco ou como licores, geléias e sucos. O fruto seco é muito utilizado na produção de pavês, cremes, sorvetes, recheios e charlottes.

Os frutos secos tem maior concentração de nutrientes e, consequentemente, de calorias. Mas isso não é problema quando o consumo é moderado.


Docinhos de Damasco 
Você vai precisar de:
Damascos secos
Doce de leite
Chocolate ao leite, meio amargo ou Blend. 

Corte os damascos ao meio como na figura abaixo

Recheie com doce de leite 



E banhe metade do damasco em chocolate derretido.


Deixe secar e coloque em forminhas tipo de brigadeiro.


Fica uma delícia!!