sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Alho




Benefícios!

De gosto e cheiro intensos, ele transforma qualquer prato numa refeição saudável. Ele contém vitaminas A, B2, B6 e C, proteínas, sais minerais e antibióticos naturais.

Alho: reduz a pressão arterial e protege o coração, ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL. Quantidade recomendada: um dente por dia (para diminuir o colesterol e a pressão arterial).

Alho traz muitos benefícios

O alho é um dos mais importantes temperos pelas suas inúmeras propriedades. Para se obter os benefícios do alho, o mesmo tem que ser consumido cru!

Aliado da circulação

O alho é excelente para circulação! Você pode tanto tomar cápsulas (escolha sem odor) quanto comer 1 dente de alho por dia. O alho é considerado um antiinflamatório natural, então é excelente também para imunidade.

Como consumir

. Apesar de tantos pontos positivos, o ideal é consumir o alho com moderação. Doses elevadas podem provocar cólica, vômito, dores de cabeça e de barriga. Um dente de alho por dia é a medida exata para ter saúde! 

. Frito, o alho perde a maioria das propriedades benéficas. Prefira comê-lo cru, descascado e amassado, junto com a comida, ou tome um chá antes de dormir. Em 1 xícara de água ponha 1 dente de alho amassado. Adoce com mel, coe e beba.


Macarrão Alho e Óleo


Se você estiver com pressa e gosta de massa, o macarrão alho e óleo é a sua saída. Delicioso e simples de preparar sempre vai fazer o seu papel.

Ingredientes
250 gr de espaguete
3 colher(es) (sopa) de azeite
5 dente(s) de alho amassado(s)
manjericão fresco
parmesão ralado na hora

Preparo
Cozinhe a massa de acordo com a quantidade de pessoas. Tem umas vasilhas de guardar espaguete que vem com uma medida e são ótimas, eu tenho uma destas. Numa frigideira grande e funda, coloque bastante azeite e deixe o alho fritar um pouco. Como fiz para 2 pessoas, coloquei uma colher de sopa bem cheia de alho picadinho. Escorra a massa e coloque na frigideira. Mexa para o azeite incorporar. Salpique sal à gosto e um punhado de alho em flocos. Prove para ver se o sal está bom. Finalize com bastante queijo e manjericão. Sirva imediatamente.


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Berinjela




Berinjela, nome científico Sonalum melogena.

Hortaliça arbustiva da família das Solanáceas (mesma que do tomate), da qual são consumidos os frutos. Originária da Índia e introduzida na Europa pelos árabes, através da Península Ibérica. É um vegetal muito versátil que compõe a culinária internacional, como o curry da Índia, o moussaka grego, o baba ghanoush do Oriente Médio e o ratatoiulle francês. Devido à consistência similar à da carne, é muito utilizada na preparação de pratos vegetarianos. A mais conhecida é a berinjela de casca roxa e formato ovalado, mas também existem as de coloração branca, creme, rajada e formatos redondo e alongado.
A berinjela é rica em vitaminas A, C e no complexo B, que ajudam a melhorar a visão e as defesas do corpo. Além disso, é um alimento com pouca gordura, rico em água, e sua casca tem substâncias que ajudam a prevenir o câncer.

O fruto auxilia na redução da gordura da barriga, pois regula o intestino e diminui o colesterol.

Cuidados na compra, armazenamento e preparo

A berinjela de boa qualidade deve apresentar pedúnculo verde e rijo, fruto escuro, sem manchas, macio, de pele fina, brilhante e sementes claras. 

Quando muito madura, por ter sido guardada durante muito tempo, ou quando colhida precocemente, tem aparência murcha, enrugada e mole, e o sabor pode ser amargo e desagradável.
Até o momento do preparo, deve ser armazenada inteira e com casca, para que não haja perda de nutrientes e alterações sensoriais, sob refrigeração, por um período máximo de 4 dias. 

Antes de ser preparada, deve ser bem lavada em água corrente.

Deve ser cortada imediatamente antes do preparo.

Pode ser consumida cozida, assada, frita, grelhada, em conserva, recheada e refogada. Devido à consistência esponjosa, quando é frita, absorve muito óleo e o valor calórico final da preparação é aumentado em até 4 vezes.

Sempre que possível a berinjela deve ser preparada com casca e em pedaços grandes para minimizar a perda de nutrientes. Deve-se evitar o tempo prolongado de cozimento em altas temperaturas, reduzindo assim as perdas das vitaminas hidrossolúveis.

Se for cozida em água, o volume da água de cozimento deve ser o menor possível, para evitar a perda de nutrientes por dissolução.
Uma alimentação que promove saúde e retarda o envelhecimento deve incluir, diariamente, uma boa dose de fotoquímicos.

Na prática, recomenda-se um consumo diário de, no mínimo, 400 gramas de vegetais e frutas variados.




Lasanha de Berinjela

Rendimento: 6 porções

Calorias por porção: 292
 

Ingredientes:

1 kg de berinjela
400 g de polpa de tomate
1 cebola roxa
Manjericão à gosto
500 g de carne moída magra
4 col. (sopa) de azeitonas verdes sem caroço e fatiadas
200 g de queijo tipo minas frescal light cortado em cubinhos
1 col. (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal
 
Modo de Preparo:
Cortar a berinjela com casca em fatias longitudinais e cozinhar em água e sal por, aproximadamente, 4 min. Reservar;
Refogar a cebola picadinha em água, acrescentar a carne moída, a polpa de tomate, o sal e deixar cozinhar; Por fim, acrescentar as azeitonas verdes e o manjericão;
Colocar em uma forma refratária, uma camada de molho de carne moída, uma camada de berinjela, uma de molho de carne moída, um pouco de queijo minas. Ir intercalando até finalizar os ingredientes.
Salpicar queijo parmesão ralado e levar ao forno para gratinar por aproximadamente 5 min.
Servir imediatamente.


Bom apetite!!


segunda-feira, 30 de julho de 2012

O que são gorduras saturadas e gordura trans?




Gordura Trans 
O que é ?
Um tipo de gordura formada por um processo químico (hidrogenação), no qual óleos vegetais líquidos são transformados em ácido graxo trans, uma gordura sólida
Onde é encontrada?
Margarina, biscoitos, batatas fritas, sorvete e salgadinhos de pacote.

Efeitos no corpo
Não faz nada bem à saúde: aumenta o colesterol ruim e, ao mesmo tempo, reduz o bom
Gordura Saturada
Um tipo de gordura encontrado principalmente em produtos de origem animal e que em temperatura ambiente, apresenta-se em estado sólido.
Onde é encontrada?  Carnes vermelhas e brancas (principalmente gordura da carne e pele das aves), leite e derivados integrais (manteiga, creme de leite, iogurte, nata) e azeite de dendê
Efeitos no corpo – Aumenta o colesterol ruim (LDL), que se deposita nas artérias, elevando o risco de problemas no coração

Até mais!