sábado, 13 de outubro de 2012

Antioxidantes

Você sabe o que é um antioxidante?




Um antioxidante muito comum na nossa região é a Romã, veja suas propriedades:






Os antioxidantes também estão presentes em outros alimentos, veja:






Então, aproveite!!

Bom fim de semana :)


terça-feira, 9 de outubro de 2012

TAMARINDO - Uma fruta exótica e pouco conhecida pelo Brasil a fora.



 TAMARINDO

O tamarindeiro ou tamarineiro (Tamarindus indica ), é originário das savanas africanas, embora seja cultivado principalmente na Índia. No Brasil, o fruto é bastante consumido no Norte e Nordeste do Brasil.


Tamarindo é o fruto do Tamarindeiro, árvore que pode chegar a 30 metros de altura, e os frutos nascem em cachos. O Tamarindo é uma fruta, também classificada como legume, por ser uma vagem.

Sua polpa é adstringente e refrigerante, é uma 
fruta indicada para benefícios de curar diversas doenças. Rico em sais minerais e em carboidratos, o que torna uma fruta muito calórica. 


O tamarindo, é rico em vitaminas A, B1, B2 e C, potássio, fósforo, ferro e cálcio, Por causa dessa quantidade de substâncias laxantes, o tamarindo é indicado para casos de prisão de ventre., seu principal benefício, também usado como anti-inflamatório, antiácido e diminuidor da febre e da tosse. 
Cem gramas de polpa contém aproximadamente 272 calorias, 54 mg. cálcio, 108 mg. fósforo, 1 mg. de ferro, 7 ug. Vit. A, 0,44 mg. Vit. B e 33 mg. Vit. C.

Usos do Tamarindeiro            


Fruto: a polpa, com sabor agridoce, é usada no preparo de doces, bolos, sorvetes, xaropes, bebidas, licores, refrescos, sucos concentrados e ainda como tempero para arroz, carne, peixe e outros alimentos.


Sementes: ao natural servem de forragem para animais domésticos; processadas são utilizadas como estabilizantes de sucos, de alimentos industrializados e como goma (cola) para tecidos ou papel. O óleo extraído delas é alimentício e de uso industrial.

Folhas: o cerne da madeira é de excelente qualidade e pode ser usado para diversas finalidades; forte, resistente à ação de cupins, presta-se bem para fabricação de móveis, brinquedos, pilões, e preparo de carvão vegetal.