sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO


       

         Começarei hoje falando sobre a importância de amamentar seu filho.  É isso mesmo, poucos sabem que a amamentação é extremamente benéfica para a mãe. Assim, muitas mães se sentem estimuladas a dar o leite materno para o filho pensando somente na saúde dele, e ainda não sabem como será vantajoso para elas também!
Não é de hoje que ouvimos falar sobre a importância de oferecer leite materno para o bebê, sobre como as crianças que são amamentadas crescem mais e desenvolvem melhor o sistema imunológico, adoecendo menos.

Também é importante saber que:
Ø  O aleitamento materno é nutricionalmente superior, o leite materno é rico em nutrientes e fornece exatamente o que seu bebê precisa durante os 6 primeiros meses de vida, sem precisar de nenhum outro alimento.

Ø   É bacteriológicamente seguro, pois não há manipulação e consequentemente há menor risco de contaminação.

Ø  Fornece imunidade contra doenças, pois possui anticorpos impressindíveis para o bebê.

Ø  Previne a alergia alimentar, pois o bebê pode apresentar alergia a nutrientes ou partículas presentes em outros alimentos. O sistema gastrointestinal do bebê ainda não se desenvolveu o suficiente para se proteger destas partículas.

Ø   Garante o desenvolvimento dos maxilares. A sucção é muito importante para esta etapa do desenvolvimento e futuramente dos dentes e dos ossos.

Ø  O aleitamento materno promove o vínculo mãe/filho, por isso o quão precoce a mãe puder amamentar seu filho mais importante será para o desenvolvimento deste vínculo
.
Ø   Além de benéfico para o bebê ainda há muitas vantagens para a mamãe, pois diminui a incidência de câncer de mama.



            Mães que amamentam têm menor tempo de sangramento uterino pós-parto, prolongamento do tempo de amenorréia (período em que não ocorre menstruação) e retorno ao peso mais rápido. Sabe como esse “milagre” acontece?? É simples: Por dia, um bebê saudável que recebe de forma exclusiva o leite materno, mama em média 750 à 800 ml de leite contendo em média 600 calorias. Essas calorias vêm da mãe, a “produtora” deste alimento tão maravilhoso, o que resulta na perda de peso. Por isso, não é aconselhável fazer dietas e regimes nesse período, mas priorizar o consumo de alimentos altamente nutritivos, ricos em vitaminas e minerais, ingerir muita, muita água, afinal mais de 90% do leite materno é composto por água, vinda do corpo da mãe, alimentem-se de 3 em 3 horas.

CURTA ESSE MOMENTO E AMAMENTE NO MÍNIMO POR 6 MESSES!!