sábado, 24 de novembro de 2012

Novembro Azul





Esta mês na UnP estaremos desenvolvendo uma ação no estágio em comemoração o Mês de combate ao Câncer de Próstata. Para isso elaboramos um folder explicativo para distribuir com os pacientes da Clínica da UnP, que  abordará:



Com a chegada da idade a preocupação aumenta, e até os homens que reclamam de ir ao médico acabam cedendo e aceitam o exame de toque retal. Mas a prevenção pode começar bem antes dos 45 anos, idade em que o homem deve começar a fazer consultas anuais com o urologista. Mesmo assim, a doença ainda é uma grande ameaça à saúde masculina.
Você sabia que há alimentos que previnem o câncer de próstata e outros que podem influenciar o aparecimento da doença, em pacientes com pré-disposição a ela.

Um arco íris de cores

Diferentes frutas e vegetais contêm diferentes vitaminas, minerais e nutrientes. Uma boa forma de aumentar a ingestão dessas vitaminas e minerais é comendo frutas e vegetais de diferentes colorações. A pessoa deve preocupar-se em incluir na sua dieta todas as cores existentes nos vegetais e frutas na natureza
.
Estes vegetais pertencem à família do repolho. Eles contêm um produto químico (denominado sulforafano) que auxiliam o corpo na reparação de qualquer dano causado por substâncias cancerígenas. São exemplos desses vegetais: brócolis, repolho, couve-flor, couve de Bruxelas, couve chinesa e couve. A ingestão de pelo menos cinco porções deles por semana pode reduzir o risco de desenvolver câncer de próstata.

Caso, entretanto, a pessoa já seja portadora de câncer de próstata, esses vegetais não irão reduzir o risco de que a doença se espalhe por outros órgãos. Mas, comê-los irá provocar melhora geral na saúde.

Os antioxidantes que se acredita protegem o organismo contra o câncer da próstata incluem vitaminas e minerais tais como o selênio e a vitamina E, outros compostos como o licopeno e alimentos como suco de romã e o chá verde. A melhor forma de incluir antioxidantes na dieta é comer frutas e vegetais à vontade.

O selênio é encontrado em sementes oleaginosas como a castanha do Pará, sementes de girassol, abóbora e gergelim, pão, cereais, peixe e frango.

São fontes de vitamina E, Sementes de girassol, Avelãs e amendoins, Vegetais folhosos verde escuro óleos vegetais, alguns cereais matinais.

O leite é uma ótima fonte de vitamina D e cálcio, substâncias que ajudam no processo de autodestruição de células que não estão funcionando bem, característica das células cancerígenas. Além disso, essas sustâncias melhoram o funcionamento do sistema imunológico, ajudando a combater doenças.

O consumo de alho e cebola pode diminuir em até 30% as chances de câncer de próstata, de acordo com estudo publicado pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (NCI). Meia cebola ou dois dentes de alho por dia já diminuem as chances desse tipo de câncer.
Talvez o mais famoso amigo da próstata, o tomate é rico em licopeno, substância de alto poder antioxidante. Mas atenção: o organismo só consegue absorver o licopeno de alimentos cozidos.

A soja também desempenha um papel importante na hora de prevenir câncer de próstata.
As oleaginosas, como nozes, amêndoas, avelã e amendoim, são ricas em selênio, mineral com ação antioxidante. Duas nozes por dia, por exemplo, já suprem as quantidades diárias recomentadas de selênio.

Beber chá verde diariamente pode ajudar a diminuir em 50% o risco de desenvolvimento do câncer de próstata, a catequina, substância encontrada em abundância na bebida, além de inibir o crescimento das células cancerígenas, também pode reduzir a quantidade de testosterona presente no corpo hormônio relacionado ao desenvolvimento do tumor.




Suco de Licopeno


Ingredientes:

1 xícara (chá) de tomate maduro picado
2 xícaras (chá) de goiaba vermelha picada
5 xícaras (chá) de água
5 colheres (sopa) de açúcar
gelo a gosto

Modo de preparo: Cozinhe o tomate com a goiaba e um pouco de água. Deixe esfriar e reserve. Junte o tomate e a goiaba cozidos, as 5 xícaras (chá) de água e bata bem. Coe, acrescente o açúcar e o gelo.




Ambos contêm licopeno, substância que ajuda a prevenir vários tipos de câncer. O legume também é poderoso contra o câncer de próstata. A concentração de licopeno pode ser até dez vezes maiores no tomate maduro do que no verde. E mais: ele é um dos poucos alimentos que, se cozidos, não perdem propriedades.