quarta-feira, 20 de junho de 2012

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NA SEMENTE DE CHIA?






A semente de chia é considerada um super alimento em diversos países, devido a sua composição extremamente nutritiva. Essa semente comestível é proveniente da Salvia hispanica – planta que cresce no Sul do México. Era considerada a comida dos astecas e utilizada por eles como complemento alimentar em corridas de longa distância.

Confira o que tem de tão bom nessa semente:
Possui grande quantidade de fibras solúveis e insolúveis!

Excelente fonte de ácidos graxos – ômega 3! Elas são uma ótima fonte vegetal de ômega-3, e contêm mais de 60% de ácidos graxos essenciais. Contém mais ômega-3 do que a semente de linhaça.

Rica em vitaminas e minerais como niacina, cálcio, fósforo, magnésio, manganês, cobre, ferro, molibdênio, zinco e boro e em antioxidantes.

Possui uma concentração protéica de mais de 20% de proteína, ou seja, de 2 a 3 vezes mais do que as outras sementes e grãos. Para vegetarianos, é uma ótima opção!

Quando mergulhada em água, as sementes de chia podem aumentar em até 10 vezes o seu tamanho. A melhor maneira de consumi-la é deixar a quantidade que será consumida mergulhada em água por no mínimo 10 minutos.

O que essa sementinha pode fazer por você:

1.    Regula os níveis de açúcar no sangue – Devido a sua alta concentração de fibra solúvel que em contato com a água, forma um gel que é capaz de retardar a conversão do carboidratos em açúcar, ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e evitar os picos de insulina.
2.    Melhora o humor e a concentração! É uma excelente fonte de ácidos graxos essenciais, que são fundamentais para a concentração e outras funções cerebrais.
  3. É rica em proteínas, ácidos graxos essenciais, antioxidantes, fibras e carboidratos complexos!

  4. Ajuda no emagrecimento! Por serem ricas em fibras solúveis, elas incham na água e promovem saciedade, fazendo você comer menos!

  5. Regula os níveis de colesterol! A fibra solúvel regula os níveis de colesterol e a sua composição de ácidos graxos aumenta o colesterol bom.

  6. Melhora a saúde do intestino! Ela possui os 2 tipos de fibras: solúvel (que forma o gel exterior), e fibra insolúvel (que reveste a semente). Os 2 tipos são importantes, a fibra insolúvel ajuda no funcionamento do intestino e a fibra solúvel pode atuar como um parabiótico, equilibrando a flora intestinal.

   7. Ajuda a manter os ossos fortes! Ela é riquíssima em cálcio, e também contém boro, que ajuda a garantir que esse cálcio seja bem absorvido e utilizado da maneira adequada pelo corpo.

 
Dicas de Como consumir:

 Super Mistura:
100gr de semente de chia
100gr de quínua em grãos
50gr de farinha de castanha de cajú
50gr de maçã desidratada picada
50gr de uvas passas

Misture tudo e guarde em um potinho bem fechado.
Polvilhe 1 colher de sopa em cima de frutas, iogurte, sucos.

 Batido com frutas e sucos:

1 colher de chá cheia de semente de chia
200ml de água

Coloque a chia na água, e deixe por 15 minutos, ou de um dia para outro. Ela vai inchar e soltar um tipo de gel. 
Bata com o suco ou fruta de sua preferência.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Transforme seu sanduíche em um super alimento capaz de evitar doenças

Escolher os ingredientes certos para seu sanduíche pode torná-lo mais saudável.

Quem não tem desejos por um hambúrguer suculento? Bem, se a resposta for não provavelmente é porque você está preocupada com as calorias extras que ele pode trazer. Transforme seu hambúrguer em um superalimento e com propriedades capazes de evitar doenças como o câncer. Veja os ingredientes necessários.


Tire os benefícios certos do pão: a fibra encontrada em cereais integrais reduz o risco de câncer de cólon. Os melhores grãos? "O trigo integral e centeio", procure trigo integral ou de centeio.

Capriche nos cogumelos: os cogumelos reforçam a saúde imunológica, retardando o desenvolvimento de tumores. Os portobellos possuem muitos antioxidantes que combatem os radicais livres que podem causar câncer.

Não evite as cebolas: elas possuem sulfetos alílicos, compostos que protegem contra o câncer endometrial.

Adicione ervas: misture alecrim seco hambúrguer antes de grelhar.  Ele estimula o sabor e contém compostos que foram identificados como capazes de combater o câncer.

Escolha a melhor carne: aposte na carne que o menor teor de gordura que você puder encontrar. Dê preferência as carne magras. Regule também a quantidade: um hambúrguer deve caber na palma da mão.

Além da alface: abra o leque e escolha folhas verdes escuras, como rúcula: elas são ricas em compostos chamados glucosinolatos que, quando mastigados, quebram em fitoquímicos que podem ajudar a prevenir câncer de mama.

Use o catchup com moderação: a fatia de tomate, comum nos hambúrgueres, já vai adicionar algum licopeno, um potente antioxidante que combate o câncer seu hambúrguer. Mas para os melhores resultados, adicione catchup também. Entretanto, se puder, escolha um orgânico: um estudo do Serviço de Pesquisa Agrícola descobriu que catchup orgânico tem 50% a mais licopeno do que as marcas 
convencionais. 


Prefira suco de uva :É na casca da uva que está um parceiro do coração, o resveratrol. “Ele atua na redução do colesterol e tem efeito antioxidante”, diz a bioquímica Tânia Toledo de Oliveira, da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Ao impedir que as partículas de LDL se oxidem, a substância evita indiretamente que elas grudem na parede do vaso. Ao contrário do que muita gente pensa, o resveratrol não é exclusivo do vinho. O suco de uva natural e feito na hora (com casca, por favor!) também o disponibiliza ao organismo.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

OLEAGINOSAS



As frutas oleaginosas muitas vezes são eliminadas do cardápio das pessoas pelo fato de serem tachadas de “gordurosas e engordativas”, porém, a filosofia não é bem essa…
Realmente esse grupo de alimentos que inclui amendoim, amêndoas, castanhas, nozes, avelã, etc., são ricos em calorias vindas de gordura, porém, os diferenciais são a qualidade da gordura presente nelas e a quantidade desse alimento que você irá consumir diariamente.
Vamos aos benefícios:
1º – Gorduras boas: as oleaginosas são ricas principalmente em gorduras mono e poli-insaturadas, ou seja, gorduras que dificilmente se acumulam como gorduras localizadas desde que consumidas com moderação. As gorduras insaturadas são responsáveis pela fabricação saudável de hormônios, pela hidratação interna de pele e cabelos, lubrificação de mucosas do organismo e isolamento contra o frio. Além de tudo, um adequado consumo de gorduras boas, mantém um bom funcionamento intestinal;

2º Vitamina E: Importante vitamina antioxidante, a vitamina E só é encontrada em alimentos gordurosos, no caso, as oleaginosas. Além da potente função antioxidante, a vitamina E previne problemas cardíacos, melhora habilidade atlética, faz manutenção da massa muscular (quanto mais massa muscular, maior a necessidade de vitamina E), protege neurônios e células, previne envelhecimento de pele, combate fadiga/estresse e reduz colesterol e a pressão alta;

3º Zinco e Magnésio: O zinco tem importante função antioxidante e no crescimento muscular. Ele é perdido pelo suor, então, pessoas ativas devem ter um excelente consumo deste mineral. Além disso, o zinco também ajuda na remoção de gás carbônico do sangue, produção de testosterona e proteínas musculares (por isso ajuda no ganho de força e massa muscular). A deficiência causa perda de apetite, dificuldade na cicatrização, manchas brancas nas unhas, queda de cabelo e problemas na tireoide. Já o magnésio ajuda na vasodilatação dos vasos (melhorando circulação e vascularização), faz manutenção da saúde renal e dos músculos;

4º Calorias saudáveis: quem pratica exercícios e deseja ganho de massa muscular, deve ter uma dieta rica em calorias saudáveis, então, o consumo de oleaginosas diariamente irá ajudar a atingir as necessidades calóricas necessárias para recuperação muscular e aumento dos músculos, afinal, 1g de gordura possui 9 calorias!



Primeiro de tudo, a melhor forma de consumo das oleaginosas é na forma crua ou torrada, salgada ou sem sal (avalie se você possui pressão alta, baixa ou normal). Evite comprar nos supermercados amendoins com casquinhas crocantes ou amêndoas com cobertura doce, etc., quanto mais natural melhor. Lugares interessantes para a compra desses itens são lojas de produtos naturais e mercadões, pois assim, você pode comprar à granel e garante sua qualidade e poucos processos de industrialização.
Então, esqueça os mitos e introduza as oleaginosas em sua dieta diariamente, podendo consumir de 1-2 punhados ao dia, dependendo do seu gasto e necessidade calórica! Se seu objetivo for emagrecer 1 porção ao dia é o suficiente (30g), mas se você é atleta e/ou deseja ganhar massa muscular, 2 porções ao dia são indicadas (60-80g).

Tenha uma excelente semana!!