sábado, 18 de janeiro de 2014

Termogênicos: Alimentos que aceleram o metabolismo


Existem alguns alimentos que aceleram o metabolismo, ou seja, aumentam a queima calórica e eles recebem o nome de termogênico. São ótimos para quem busca o emagrecimento, pois dão um empurrãozinho ao organismo. As calorias gastas a mais podem significar pesos a menos na balança. Bom não é?
Vamos ver os alimentos brilhantes que possuem esse “poder” todo:

- O gengibre pode aumentar o gasto calórico diário em mais de 10%. Pode consumir cru, em salada, em cozidos (experimente colocar a carne bovina em pedaços ou mesmo o frango, com um as lasquinhas de gengibre), em chá ou mesmo em suco (já provou abacaxi com gengibre?
A porção deve ser de, no mínimo, duas lascas finas por dia. Uma opção bacana é colocar na água a ser consumida durante todo o dia. Coloque de 2 a 4 lascas de gengibre em 1 litros de água e deixe de um dia para o outro, e então, consuma toda a água durante o dia todo. Se quiser, nem precisa esperar tantas horas assim, pode colocar as lascas na água e logo ela já pega sabor, mas, se deixar mais tempo, o sabor será mais forte.



- A canela também funciona como um termogênico, sendo assim, sempre que puder, coloque ela sobre as frutas, no iogurte, no café ou onde a sua imaginação ou paladar deixar;
Canela em pau ou mesmo e pó, tanto faz, ambas vão ser positivas para você quando se pensa em agilizar o metabolismo.


- A pimenta, seja em forma de molho, seca ou in natura, age acelerando bastante o metabolismo mas, só vale para quem não tem nenhum problema no estômago ou no intestino;
Se gosta e pode consumir pimenta, adicione em suas preparações.


- A cafeína também é um termogênico e encontramos ela em maior quantidade no café, apesar de estar presente também em outros alimentos, como: no chá verde, no chá mate, no chá vermelho, no chá branco e no chocolate (cacau). Mas não adianta muito ela estar dentro de um alimento ou bebida carregada de açúcar, gordura ou conservantes, né?!
Até mesmo o pretinho pode te ajudar no emagrecimento mas, tente tomar sem açúcar ou mesmo adoçante.

Os mecanismos pelas quais eles agem são diversos: uns atuam no sistema nervoso central, estimulando o estado de alerta e concentração, retardando a fadiga muscular, o que te dá mais energia e disposição para a prática de atividade física. Por isso, muitas vezes, é interessante o consumo de termogênico um pouco antes do exercício. Eles podem atuar também, diretamente nas células de gordura, os chamados adipócitos, potencializando a sua quebra.
Bom, mas não existe milagre também. Não se engane achando que pode  ficar no sedentarismo, que os termogênicos vão te salvar que não é bem assim não.
Eles podem funcionar como coadjuvante num plano alimentar para emagrecer. Ainda assim, precisa ser consumido com frequência e numa dosagem mínima. E se tiver atividade física incluída no estilo de vida, potencializa os seus efeitos.
As vezes, é interessante consumir suplementos a base deles para ter algum tipo de efeito positivo..

Só precisa tomar cuidado com o consumo dos termogênicos em excesso também, pois são estimuladores, e assim, podem desencadear dor de cabeça, tontura, insônia, aumento da pressão arterial e até  problemas gastrointestinais. Quem tem problemas no coração, devem ter muito cuidado também no consumo desses.

Por isso, rocure um nutricionista para montar um plano alimentar de acordo com os seus objetivos, hábitos alimentares e patologias, que vai saber o que é melhor para sua saúde e seu bem-estar. E assim, vai te passar ele na forma de alimento e/ou de suplemento.

Caroline Frota
Nutricionista CRN-6 12.404

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Conheça um pouco mais sobre o Mel e o que essa delícia nos proporciona


Ele é um produto natural das abelhas obtido através do néctar das flores. Pelo seu sabor doce, muitas vezes, as pessoas acabam por acreditar que ele não é saudável.
mel, durante a sua elaboração sofre influência do clima, floração, insetos sugadores, entre outros fatores. Sua coloração vai do quase incolor ao marrom escuro. Pode ser viscoso, fluido ou até mesmo sólido. Seu sabor varia de acordo com a origem da planta.
Apresenta ação terapêutica por ser antimicrobiana, calmante, regenerativa de tecidos e estimulante por ser fonte de energia. É um açúcar simples, sendo formado de glicose e frutose, e assim, é absorvida rapidamente. Por isso, acaba sendo bacana, por exemplo, para ser consumido pouco tempo antes de uma atividade física, já que fornece energia de maneira rápida.
Possui selênio, cromo, manganês, zinco, alumínio, potássio, magnésio, sódio, cobre e cobalto, mas o mérito em termos de quantidade vai para o potássio. Tem também carotenoides, antocianinas e flavonas, todos antioxidantes, que afastam as doenças de nós. É pobre em vitaminas, apresentando traços de vitamina A, B2, B6 e C. Possui enzimas e aminoácidos (aquelas que formam a proteína).

Estudos mostram que o mel pode proteger e revitalizar a mucosa do estômago devido à sua ação antinflamatória e antioxidante, sendo bacana para quem sofre de gastrite. Em pacientes que apresentam diarréia bacteriana, o mel ajuda na recuperação mais rápida. Ele ajuda também a reparar danos na mucosa intestinal, ou seja, bacana para aqueles que tem o intestino meio preguiçoso.
Por ser uma solução super saturada em açúcar, possui baixa atividade de água, mantendo as bactérias bem longe dela.
Ah! E o mais legal é que agora existe mel orgânico, sabia?! Isso significa que as abelhas não recebem antibióticos e esses poderiam causar doenças como o câncer nos humanos, já que é passado para o mel. A produção do mel orgânico passa por normas bem exigentes, onde as abelhas vivem num ambiente livre de químicos e esse controle passa por todos os processos, até chegar na embalagem. Isso garante um produto 100% natural e saudável.

Como consumi-lo:
Vai bem sobre frutas, bolos, no iogurte, na panqueca, no waffle, na torrada, no pão, na vitamina, no suco ou onde a sua imaginação deixar, mas, como tudo, o consumo deve ser com moderação.


Fique atento, na hora de comprar, prefira o orgânico, sempre!


Caroline Frota
Nutricionista CRN-6 12.404