sábado, 11 de agosto de 2012

Reaproveite o pão dormido



O que você faz com o pão do dia anterior? Se a sua resposta é “jogo fora”, saiba que existem diversas formas de aproveitar o alimento e evitar o desperdício. O pão dormido pode ser o ingrediente principal de receitas como:






Ingredientes:

Pão francês
1 dente de alho
Tomates sem pele e sem sementes picado
Queijo mussarela ou minas em cubinhos
Manjericão fresco
Pimenta do reino
Azeite para regar

Preparo:

Corte os pães em fatias, esfregue o dente de alho sobre as fatias de pão. Cubra com o queijo e o tomate picados. Coloque pimenta do reino a gosto e regue com azeite.
Leve ao forno pré aquecido e deixe derreter o queijo, retire da forma e acrescente folhinhas de manjericão  e regue um pouco mais de azeite.

Fica uma delícia, e você pode servir como uma entrada para um jantar especial.

Bom Fim de Semana!!

:**

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Capim Limão




Capim Limão

Essa erva medicinal é uma das mais usadas, para diversas aplicações e é conhecida por diferentes nomes, como por exemplo: capim-limão, santocapim, falsa-erva-cidreira, grama-cidreira, chá-do-gabão, cidrilho, chá-de-príncipe, capim-de-estrada, capim-de-cheiro, citronela-de-java, cheiroso, marinho, dentre outros inúmeros nomes.

Usos dessa erva
O capim-santo  tem aplicações tão variadas quanto os muitos nomes que recebe! Tem uso medicinal, cosmético e também culinário, sendo suas folhas tenras usadas em saladas, em pratos típicos vietnamitas e tailandeses, assim como em sopas, carnes de frango e peixe. As folhas maiores, como são muito fibrosas, não são consumidas, apenas as mais tenras e jovens.

Propriedades medicinais e benefícios

No uso medicinal, o capim-santo é especialmente usado no combate a vermes, como os nematóides e seu óleo essencial age contra bactérias. Além disso, cinco de seus componentes inibem a coagulação sanguínea.
Ele é bastante usado popularmente em forma de cataplasmas para tratar as dores de artrite e em banhos para aliviar os músculos doloridos.
O óleo essencial é usado em cosméticos, como óleos perfumados, xampus, sabonetes e sabões, desodorizantes, loções, especialmente as loções para peles oleosas, etc. Também é acrescentado à óleos de massagem e usado para aliviar dores nas costas, tendinite e dores reumáticas, além disso, quando diluído, o óleo serve para tratamento de pé-de-atleta.


Essa planta é especialmente usada para preparar chás e infusões que servem para tratamentos de nervosismo, insônia e para casos de hipertensão, já que a planta ajuda a diminuir a pressão arterial. Também trata as tosses, como expectorante.



Dica para o lanche da tarde:

1 xícara de chá de água
1 sachê ou uma colher de chá de capim limão
1 limão

Coloque a água para ferver, quando levantar as primeiras bolhinhas apague o fogo e acrescente o chá, tampe a xícara por aproximadamente 5 minutos, coe, esprema um limão, acrescente açúcar ou adoçante. O chá gelado também fica super refrescante!!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O nutricionista pode fazer solicitação de exames laboratoriais?



A Lei nº. 8.234/91 regulamenta a profissão de nutricionista e determina outras providências, descreve as atividades privativas dos nutricionistas. Nessa lei, o inciso VIII, do art. 4º diz que o nutricionista pode fazer solicitação de exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietoterápico, desde que relacionados com alimentação e nutrição humanas. Ainda, a Resolução CFN nº 306/2003, que dispõe sobre a solicitação de exames laboratoriais na área de Nutrição Clínica trás em seu art. 1 que compete ao nutricionista a solicitação de exames laboratoriais necessários à avaliação, à prescrição e à evolução nutricional do cliente-paciente, não especificando os exames a serem solicitados, cabendo ao profissional solicitar àqueles necessários ao acompanhamento dietoterápico do paciente.

Fonte: http://www.cfn.org.br/eficiente/sites/cfn/pt-br/site.php?secao=perguntasfrequentes&pub=52