sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Tapioca

Oi gente!

A tapioca é uma opção saudável e gostosa e bem popular na nossa região.



Do que é feita a tapioca?
A tapioca é feita da goma de mandioca (ou aipim ou macaxeira) hidratada. Há quem coloque uma pitada de sal na massa, e só! Não vai nem um pingo de óleo/gordura na massa, nem no preparo, e nenhum outro ingrediente.

Quais os benefícios da tapioca?
Por ser feita apenas de mandioca, é um alimento natural com baixo teor de sódio, sem gordura, rico em carboidratos de fácil digestão e sem glúten. Lembrando que o glúten é uma proteína que pode gerar inflamação no organismo, favorecendo o acúmulo de gordura, prejudicando o intestino, causando inchaço, entre outros. Além de tudo isso, vale lembrar que outro super benefício da tapioca é o seu delicioso sabor!

Tapioca engorda?
Depende de alguns fatores, como: da quantidade que comer, do que utilizar como recheio e em que momento comer (uma tapioca de brigadeiro de sobremesa, por exemplo, com certeza irá engordar). Brincadeiras a parte, a tapioca é sim uma ótima opção de carboidrato, podendo fazer parte de uma alimentação saudável. Apesar de ser um carboidrato simples (que vira gordura rapidamente), tem o índice glicêmico menor do que o pão branco e não tem gordura e/ou glúten. Para quem quer controlar o peso, e não vai utilizá-la como pré-treino, uma dica é aumentar seu valor nutricional adicionando ingredientes ricos em fibras (no recheio e/ou na massa), para reduzir o seu índice glicêmico e agregar mais nutrientes na preparação.

Quantas calorias tem, em média, 1 tapioca (sem recheio)?
Em média uma xícara rende 2 tapiocas, cada uma sem recheio e sem sal chega a ter 60  kcal, bom demais não é?
De acordo com a ANVISA:
Tapioca
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Porção de 50g (1 xícara)
Quantidade por porção
.
.
% VD (*)
Valor energético 
120 kcal = 500 KJ
6%
Carboidratos
27 g
9%
Proteínas
1,6 g
2%
Gorduras Totais  
0 g
0%
Gorduras Saturadas
0 g
0%
Gorduras trans
0 g
-----
Fibra Alimentar  
0 g
0%
Sódio
 0 mg
0%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Para pessoas que malham e desejam ganhar massa, tem algum horário recomendado para comer tapioca?
A tapioca é um ótimo pré-treino, pois é uma fonte de carboidrato simples (de rápida absorção) e de fácil digestão, ou seja, fornece bastante energia antes do treino (mas não ajuda efetivamente no ganho de massa).
Muito bom não é?! Sem falar que a tapioca é bem fácil de ser preparada! A dica é escolher bem os recheios e mandar ver!

Dica de receita:
01 xícara de goma de tapioca
02 colheres de sopa de aveia ou linhaça
Sal a gosto
Recheio:
02 fatias de ricota ou queijo minas
02 fatias de peito de peru
01 colher de café de orégano ou ervas finas
Tomates picados

Mas você quer inovar? Descobri como fazer a tapioca de uma forma super legal para as crianças e até mesmo os adultos também. Parece novidade, mas já é amplamente usada em todos os estados brasileiros. Que tal a tapioca ganhar cor através da técnica de uso de corantes naturais! Uma Tapioca Gourmert.



Sabemos que os corantes artificiais além de não possuírem valor nutritivo, quando consumidos freqüentemente podem interferir no processo metabólico e neurológico. Além disso, podem desencadear alergias, irritações estomacais e prejudicar a pele.

Portanto, para colorir tapiocas prefira corantes naturais, o processo pode ser mais dificultoso do que simplesmente usar o corante artificial que já esta pronto para o uso e pode ser encontrado em vidrinhos nos supermercados. Mas, lembre-se dos riscos que estes corantes podem produzir para sua saúde!

Os corantes naturais são extraídos de frutos e vegetais! Relacionamos alguns corantes naturais mais usadas para coloração de tapiocas: 
·                     coentro 
·                     vinho
·                     cenoura
·                     café (coado ou o pó)
·                     repolho roxo
·                     beterraba
·                     açafrão
·                     urucum
·                     espinafre

Modo de praparo:
Bata no liquidificador com água o corante que for utilizar, tanto faz em pó ou em espécie. Por ex: se usar a cenoura bata a cenoura descascada e picada com água, depois coe e utilize a água colorida para hidratar a fécula (segue o procedimento tradicional). Outro ex: se usar urucum em pó, da mesma forma use a quantidade necessária de pó para o tanto de água, bata no liquidificador, e use a água colorida para hidratar a fécula.
A cor da tapioca irá variar conforme a quantidade de água e corante natural usado, a quantidade ideal você irá descobrir conforme o seu gosto e conforme as quantidades que fazer. No entanto, a sua experiência e o seu gosto que irá determinar a cor, mais claro ou mais escura!

Dicas:
Alguns destes corantes, podem modificar seu sabor na feitura das tapiocas, portanto, sempre combine o corante preterido e o destino da tapioca. Para tapiocas doces utilize corantes naturais em pó sem sabor, ou que possui sabor compatível com o recheio. Para tapiocas salgadas, já não terá tantos problemas, já que o seu recheio não será prejudicado pelos corantes naturais. Não sei se nos supermercados da nossa cidade tem esse tipo de corante.

Gostou?? Então mão na massa e bom apetite!!!

Um nutricionista é o profissional habilitado para montar um plano alimentar de acordo com os seus objetivos, hábitos alimentares e patologias, que vai saber o que é melhor para sua saúde e seu bem-estar. 


Caroline Frota

Nutricionista CRN-6 12.404