sábado, 30 de março de 2013

PESCADA BRANCA


Todos já sabemos que peixe faz muito bem a saúde,que tal conhecer um pouco mais sobre a Pescada Branca, bem comum nos supermercados da cidade?

Você sabia que os peixes podem ser classificados segundo a quantidade de gordura (lípidos) que apresentam na sua composição, em peixes gordos ou peixes magros? Neste caso, a pescada é classificada como sendo um peixe magro, pois ao compará-la com um peixe gordo, como por exemplo o salmão, é possível verificar que existe uma grande diferença nos valores de lípidos.

A pescada é um peixe de água salgada e é considerada um dos melhores peixes da família Merlucciidae, devido à sua consistência, carne branca, sabor ligeiramente adocicado e pouca quantidade de espinhas, características que são apreciadas pelo consumidor e mais facilmente aceites pelas crianças.

A pescada é considerada um peixe de carne branca e por isso é caracterizada por conter baixos teores de gordura (aproximadamente 5%) e elevados teores de proteínas. Assim é uma boa opção para pessoas que se encontrem em regime de dieta. 
Comparando com os peixes gordos, a pescada possui um menor teor de ácidos gordos ómega-3, contudo contribui para a melhoria dos níveis de colesterol e permite diminuir apressão arterial diastólica e o perímetro da cintura.

Tal como é uma boa fonte de proteínas, a pescada também é rica em vitaminas e minerais. Contém uma grande quantidade de vitaminas do complexo B, como a niacina (vitamina B3)que é necessária para promover a saúde das nossas células e eliminar toxinas do organismo. Também é possível encontrar na pescada a vitamina B6 que mantem o bom estado de saúde da nossa pele, sistema nervoso e células.

Este peixe branco também possui boas quantidades de 
fósforo e iodo, que possibilitam a formação e manutenção de partes importantes do nosso organismo, como por exemplo os ossos e dentes. O selénio e o iodo são minerais importantes para o bom funcionamento da glândula tiroideia e do sistema imunitário. 


Agora que você já sabe o quanto peixe é nutritivo vou passar a receita que á é tradição na Páscoa, que Mamãe faz, o delicioso Peixe a Delícia, então não podia deixar de repassar essa dica deliciosa para vocês!!!





PEIXE A DELÍCIA

INGREDIENTES
  • 1 kg de filé de peixe (PESCADA BRANCA)
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 copo de requeijão
  • Queijo mussarela fatiado
  • 1 cebola pequena
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite
  • Farinha de trigo para empanar
  • Ovos
  • Farinha de rosca
  • Bananas prata ou da terra fatiada
MODO DE PREPARO
  1. Tempere o filé de peixe a seu gosto. Depois de temperados, vá empanando o peixe da seguinte forma: passe na farinha de trigo, no ovo e na farinha de rosca e leve para fritar em óleo quente e que fique crocante. Unte uma travessa com um pouco de margarina e arrume o peixe frito e reserve.
  2. Rale a cebola e leve ao fogo com uma colher de margarina e deixe dourar, acrescente o leite e a farinha de trigo e vá mexendo até engrossar.
  3. No liquidificador, bata o creme de leite e o copo de requeijão e junte ao molho branco, mexa para misturar e reserve.
  4. Frite em pouco óleo ou margarina as bananas até ficarem douradas.
  5. Coloque sobre o peixe a banana fatiada, queijo fatiado e por último o molho branco misturado com o requeijão e leve ao forno tempo suficiente para derreter o queijo.
Bom apetite e Feliz Páscoa!!

COUVE-FLOR



INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS DA COUVE - FLOR

A couve-flor é uma hortaliça pertencente à mesma espécie dos brócolis.
É bastante indicada para aqueles que buscam manter uma dieta saudável e equilibrada.
É riquíssima em sais minerais como o cálcio e o fósforo e possui uma boa quantidade de vitamina C.
Possui baixíssima quantidade de sódio e pouquíssimas calorias.
Nela são encontradas as vitaminas A, B1, B2, B5 e C.
Ela apresenta os seguintes sais minerais: potássio, cálcio, enxofre, sódio, fósforo, magnésio, silício, cloro e ferro.
Além de muito nutritiva, a couve-flor é um alimento de fácil digestão.
Não possui restrição e é indicada para todas as idades.


AGORA JÁ QUE VOCÊ SABE UM POUCO MAIS SOBRE A COUVE -FLOR QUE TAL INCLUIR ELA NA SUA DIETA? SEGUE ABAIXO UMA RECEITA DE COUVE-FLOR GRATINADA:


Ingredientes

·         . 100 g de bacon bem picado
·         . 4 fatias de pão de forma esfareladas
·         . 2 colheres (sopa) de margarina
·         . 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
·         . 2 xícaras (chá) de leite
·         . Sal, pimenta e noz-moscada ralada a gosto
·         . 3 colheres (sopa) de parmesão ralado
·         . 1 couve-flor média cozida
·         . 1 xícara (chá) de queijo prato bem picado

 Modo de preparo
Forre o prato do micro-ondas com papel-toalha e coloque o bacon picado. Cozinhe na potência alta por três minutos ou até ficar bem seco. Retire e reserve. Torre o pão no micro-ondas por dois minutos em potência alta. Bata o bacon e o pão no liquidificador, rapidamente, somente para esfarelar e reserve. Derreta a margarina em uma panela e junte a farinha, mexendo sempre até cozinhar. Adicione o leite, aos poucos, mexendo sempre até obter um creme. Tempere com sal, pimenta e a noz-moscada. Misture e acrescente o queijo ralado. Mexa e reserve. Ponha a couve-flor separada em buquês em um refratário. Por cima, espalhe o queijo picado. Cubra com o molho e polvilhe com a mistura de bacon e pão. Leve ao forno, preaquecido em temperatura alta, e asse até dourar.
 BOM APETITE!!