domingo, 30 de setembro de 2012

Você já deve ter ouvido muito que é importante incluir legumes e verduras na refeição.



Então, esses alimentos são ricas fontes de nutrientes essenciais para nossa saúde, como as vitaminas, minerais e antioxidantes. O que talvez você não saiba é de que dependendo de como são preparados, esses legumes e vegetais perdem boa parte das vitaminas e minerais. Por exemplo: quando colocamos os legumes para cozinhar em água fria, 35% desses nutrientes ficam na água do cozimento, tornando-a um caldo rico em nutrientes. Então fica a dica, ao cozinhar seus legumes aproveite a água para fazer sopas, caldos, ou até mesmo cozinhar o arroz. Mas se você pretende cozinhar os legumes para fazer saladas e desprezar o caldo, cozinhe em água fervente ou no vapor, assim, perdem-se menos nutrientes.

Benefícios de alguns legumes e verduras mais utilizados:

Cenoura
Rica em betacaroteno, substância antioxidante que auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, ótimo para quem não quer nem ouvir falar dos sinais da idade! A cenoura ainda aumenta a imunidade contra as doenças típicas de inverno (gripes e resfriados, por exemplo).

Couve
Riquíssima em Vitamina C e cálcio, a couve é uma aliada contra a osteoporose. Uma boa receita com couve é o tradicional caldo verde.

Mandioquinha
Clássica em muitas receitas de inverno, ela contém minerais como fósforo e ferro e vitamina do Complexo B, que combatem a anemia.

Cebola
Rica em sais minerais como ferro, fósforo e cálcio, é um excelente diurético, que ajuda quem precisa eliminar toxinas do organismo e assim eliminar peso e medidas. Pode ser o ingrediente principal de um caldo, ou ser usada como tempero para qualquer receita. Ótima pedida para o período menstrual.

Brocólis
É repleto de sulforafane, um extrato que diminui a ação das substâncias presentes em tumores cancerígenos.

Feijão e lentilha
Estes grãos reduzem as taxas de colesterol e controlam os hormônios do organismo.

Soja
Em mulheres mais velhas, pode controlar os efeitos da menopausa, como os constantes suores. Para quem se preocupa com a osteoporose, mas ingere poucos alimentos ricos e cálcio, pode optar que soja que também é rica. Se você gosta de sopas, pode incluir as verduras e legumes em receitas caseiras. Veja uma dica deliciosa de caldo de tomate.

Uma boa dica é de variar os tipos da salada a cada semana é uma ótima sugestão, para não enjoar o paladar nem ficar nutricionalmente pobre. Na hora de temperar os legumes ou as verduras, outra dica saudável e gostosa: azeite com ervas (manjericão, coentro, salsinha, cebolinha, alecrim e/ou orégano), que só deve ser acrescentado na hora de servir.



Veja como lavar seus legumes e verduras corretamente

Acrescente uma colher de sopa de água sanitária (aquela comum mesmo sem cheiro) a 1 litro de água para lavar os legumes e as verduras. Enxágue com água abundante, seque com um pano de prato (as folhas podem ser secadas com papel-toalha ou peneira) e guarde em potes ou saquinhos plásticos (os legumes podem ficar em recipientes sem tampa, mas as verduras não).


Achei interessante acrescentar aqui, está no site do G1 essa informação:



Boa semana!!