quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Alimentação equilibrada na prática



Todos os alimentos podem fazer parte de uma alimentação equilibrada, desde que sejam observadas a qualidade, quantidade e harmonia dos itens que compõem as refeições. Quando se fala em quantidade, entender o que significa uma porção de cada alimento é importante para poder estabelecer o equilíbrio.

A quantificação dos alimentos em porções foi criadas para ajudar no processo de escolhas utilizando a Pirâmide Alimentar Brasileira. A pirâmide é um instrumento educativo que adapta os conhecimentos científicos em mensagens práticas, que facilitam a seleção e o consumo de alimentos mais saudáveis pela população.

As recomendações da Pirâmide Alimentar Brasileira são baseadas em uma dieta de 2.000 calorias, indicada para adultos. Para consultar a Pirâmide, é fundamental ficar atento aos grupos de alimentos e às quantidades de porções diárias recomendadas para cada um desses grupos:



- Arroz, pão, massa, batata, mandioca (6 porções/dia);
- Verduras e legumes (3 porções/dia);
- Frutas (3 porções/dia);
- Carnes e ovos (1 porção/dia);
- Leite, queijo, iogurte (3 porções/dia);
- Feijões (1 porção/dia);
- Óleos e gorduras (1 porção/dia);
- Açúcares e doces (1 porção/dia).

Fica fácil perceber como as porções nos guiam em direção à quantidade de alimentos que deve ser consumida. Mas, você deve estar pensando: “quanto equivale 1 porção de frutas?”.

Segue ai alguns exemplos:
- abacaxi = 1 fatia média (145g)
- banana prata = 1 unidade média (75g)
- suco de laranja puro = ¾ copo de requeijão (150 ml)
- maçã = 1 unidade média (120g)
- melancia = 2 fatias médias (200g)

A relação completa de equivalência entre porções e medidas caseiras para todos os grupos de alimentos está disponível no Guia Alimentar para a População Brasileira, que pode ser consultado no endereço:http://nutricao.saude.gov.br/guia_conheca.php

No caso de crianças e adolescentes, deve ser utilizada a Pirâmide Alimentar para crianças, da Sociedade Brasileira de Pediatria, que apresenta recomendações de número de porções por faixa etária. As recomendações de porções diárias para crianças e adolescentes podem ser adquiridas no "Manual de orientação para a alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar, do adolescente e na escola”, no site da Sociedade Brasileira de Pediatria.

“Vale lembrar que é importante consumir alimentos de todos os grupos da pirâmide e realizar de 5 a 6 refeições por dia”.

Para receber orientações personalizadas, converse sempre com seu nutricionista.

 Caroline Frota

CRN 6 12404



Nenhum comentário:

Postar um comentário