segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Berijela


É um vegetal é rico em água, vitaminas (A, B1, B2niacina, C) e minerais (cálcio, ferro, potássio, magnésio, fósforo), saponinasflavonoides e compostos alcaloides. Uma unidade de aproximadamente 150 gramas tem apenas 30 calorias e sua casca conta com antocianina, um composto bioativo que pode colaborar na redução do colesterol ruim. E por se tratar de um alimento funcional, a berinjela ajuda a deixar o organismo mais saudável, previne doenças cardiovasculares e melhora a pressão arterial.
A berinjela, além de conter poucas calorias, tem a consistência de carne, é rico em fibras, água e prolífenois, ideal para receitas que levam carne, pois ao serem substituídas, se transformam em pratos vegetarianos.
Recomendo o preparo em forma de salada, cozida, assada ou refogada e adverte para evitar que seja frita. A berinjela pode ser consumida em farinha e cápsula, mas nada substitui comer e apreciar este alimento funcional; basta procurar aprender receitas que sejam de seu agrado.
Você já ouviu falar do "Baba Ganuj" ? Uma pasta feita a base de berijela e que pode acompanhar carnes ou comer apenas com pão árabe. Que tal fazer essa delícia em casa?


Baba Ganuj
Ingredientes:

- 4 berinjelas grandes
- 2 col. (sopa) de tahine
- suco de 2 limões
- ½ xíc. (chá) de água gelada (aproximadamente)
- sal e pimenta-do-reino moída a gosto
- ½ xíc. (chá) de azeite extra virgem
- pão sírio para acompanhar
- folhas de hortelã (para decorar)

Modo de preparo:


Lave e seque bem as berinjelas. Coloque-as direto na boca do fogão, sobre as chamas, virando de vez em quando com uma pinça até que fique completamente carbonizada. Levante-as segurando pelo talo superior e, com uma faca, raspe cuidadosamente a casca carbonizada, descartando-a.
Coloque as berinjelas descascadas sobre uma tábua, abra ao meio e, depois, ao meio novamente. Com uma colher, retire o excesso de sementes. Com uma faca, bata a polpa até que fique como uma pasta. Reserve.
Num prato fundo, coloque o tahine, adicione o suco de limão e mexa com uma colher para misturar. Acrescente a água gelada aos poucos mexendo sempre até obter a consistência de maionese. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture este tempero à pasta de berinjela. Deixe a pasta coberta na geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.
Para servir, coloque a pasta no centro da travessa de serviço e um furo no meio, como um vulcão. Despeje o azeite neste vulcão e circunde com o pão sírio. Se desejar, decore com folhas de hortelã.

Chame os amigos e sirva como entrada, e bom apetite!!!


Caroline Frota
Nutricionista
CRN 6 - 12404




Nenhum comentário:

Postar um comentário