quarta-feira, 11 de julho de 2012

Aos amantes do chocolate




Benefícios e malefícios
O chocolate, se consumido com moderação, pode trazer benefícios ao organismo. Isso porque o cacau tem substâncias antioxidantes que ajudam no controle do colesterol e da pressão.
Da mesma forma que o chocolate pode trazer benefícios, se consumido com exagero pode ser prejudicial à saúde. “O chocolate é um faca de dois gumes”. Isso porque além do cacau, o alimento possui também porções de açúcar e leite, que podem levar ao aumento de peso, da glicose e do colesterol, além do acúmulo de gordura corporal.
100% ou 50% amargo
Recomenda-se que as pessoas prefiram o chocolate amargo ou meio amargo, que possui mais cacau e bem menos açúcar e gordura. Dessa forma, o alimento é até indicado diariamente. “Quanto mais amargo melhor. Você pode consumir um tablete de (até) 10 gramas por dia”.


Chocolate x Acne
Diz a lenda que o chocolate é o grande vilão das indesejáveis espinhas. Mas a verdade é que ele não tem nada a ver com o aparecimento da acne. Não é o chocolate que aumenta a acne, mas o açúcar. “Com o consumo de açúcar, a glicose sobe rapidamente e o excesso de açúcar no sangue aumenta as inflamações”.
Isso só acontece em pessoas que já possuem predisposição para a acne. O açúcar não vai “fazer aparecer” espinha em quem nunca teve.
Agora você já sabe que não precisa deixar de comer chocolate. É só fazer a escolha certa e seguir as dicas da sua nutricionista ela saberá adequar o chocolate na medida certa as suas necessidades nutricionais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário