sexta-feira, 13 de julho de 2012

Fique atento a sua alimentação




Dietas restritivas e alimentares não é a melhor estratégia para eliminar os quilos em excesso. O aumento de peso ocorre, quando há um desequilíbrio na diminuição do gasto energético e/ou a um aumento do consumo energético (alimentação). Também podemos observar que organismo que fica em jejum por um período longo, pode ganhar peso.

A ansiedade aumenta quando aquele vestido que você experimentou não entrou e na ânsia de banir calorias, você deixa de ingerir fontes de vitaminas e minerais que o metabolismo energético necessita, no qual são responsáveis pela ativação de enzimas que regulam a produção de insulina, que agem nas células de gordura e participam de outros processos metabólicos, dentre eles de ajudar o metabolismo a queimar gordura = emagrecer.

Fique atento, a deficiência de nutrientes no metabolismo pode provocar sintomas de fraquezas, dores de cabeça, cãibras, fadiga muscular, estresse, irritação, entre outros. Todos também sabem que dietas rigorosas abalam nossos estoques de energia e requerem suplementação de nutrientes específicos. O que é absolutamente novo é o elo entre o déficit nutricional e a balança. Vamos conhecer agora alguns nutrientes que colaboram para a boa forma.

VITAMINA A

A vitamina A regula genes que atuam na formação de células de gordura, os adipócitos,  ou seja, sua deficiência faz com que nosso DNA ordene a formação de depósitos gordurosos. Pior: na ausência desse nutriente, as células de gordura aumentam de tamanho e vivem mais. A vitamina A ajuda a saciar a fome exagerada, porque ela estimula a produção de leptina, o hormônio da saciedade, além de diminuir a ação dos radicais livres, devido ao seu efeito antioxidante. 


ZINCO

O zinco desempenha um papel importante no equilíbrio da glicemia, tem ação antioxidante que ajuda a proteger o organismo de inflamações desencadeadas pelo excesso de gordura, além de agir nos receptores de insulina, o que favorece na queima do açúcar. 


MAGNÉSIO

O magnésio, ativa enzimas essenciais para a síntese de carboidratos e glicose. Algumas delas, como a frutoquinase e a isomerase, facilitam o armazenamento de gordura no fígado, para que, em seguida, ela seja usada, em vez de se depositar na cintura. O magnésio também melhora a interação entre a insulina e seus receptores nas células, facilitando a queima do açúcar.


FIBRAS


As fibras regulam a assimilação de gorduras e açúcares no organismo, pois aprisionamos moléculas de gordura e colesterol presentes em nosso sangue. Proporcionam também, um grande efeito de saciedade. “Comer fibras dá a sensação de que estamos com o estômago cheio”. Isto, porque, no estômago, as fibras incham como esponjas e algumas delas, como farelo de trigo, por exemplo, podem reter quatro vezes seu peso em líquido.

As fibras formam uma goma em contato com água e tornam a digestão mais lenta, fazendo com que o açúcar seja absorvido de maneira gradual. 


VITAMINA D

 A vitamina D é importante no equilíbrio de açúcar, especialmente no que se refere à liberação de insulina. Níveis inadequados desse nutriente estão ligados diretamente com o aumento do peso corporal e aumento de substancia inflamatórias. Além disso, a vitamina D é essencial para a absorção de cálcio, entre muitos outros benefícios. Lembrando que para obter a síntese de vitamina D, você precisa de sol.


FERRO

O ferro é um mineral importante que tem a função preponderante na absorção da vitamina A. A  deficiência do ferro compromete a mucosa do intestino. Os estoques adequados de ferro podem diminuir o risco de complicações metabólicas, mas níveis baixos de ferro contribuem para o ganho de peso e para o acúmulo de tecido gorduroso no abdômen.


O mais importante é saber que para emagrecer a alimentação tem que ser variada, colorida e bem fracionada. Na alimentação funcional e ortomolecular é possível equilibrar o organismo com elementos essenciais para você atingir seus objetivos.


Procure um Nutricionista e ele fará uma dieta adequada para você!!
Dietas milagrosas não fazem bem a sua saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário